A importância da capacitação da equipe da farmácia

A importância da capacitação da equipe da farmácia

Pense no dia a dia da sua farmácia. O que faz ela funcionar? Quais são as peças essenciais para garantir que ela esteja pronta para receber os clientes? Com certeza você lembrou dos seus funcionários, certo?

O varejo exige um perfil de pessoas mais dinâmicas e flexíveis, que gostem e tenham facilidade para lidar e se comunicar com qualquer tipo de público.

Por isso, a equipe precisa estar sempre motivada e alinhada com os objetivos da farmácia para atuarem bem desde o momento em que o cliente entra na loja até a finalização da venda.

Equipe preparada = mais destaque para sua farmácia

Como dono de farmácia, buscar meios de deixar o seu negócio mais competitivo deve fazer parte da sua rotina. Exemplos disso são ações como buscar parcerias, reformar a loja, aumentar o mix de produtos, entre outros.

Um ponto muito importante e que pode ser uma exclusividade da sua farmácia são as pessoas. O concorrente não poderá copiar a sua equipe bem preparada. Funcionários bem treinados para atender aos clientes chamam a atenção pelo profissionalismo e garantem um status de excelência para o atendimento da farmácia, o que é supervalorizado pelo público.

Confira três benefícios que o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários podem trazer para a sua farmácia:

Mais qualidade no atendimento

Um balconista qualificado, que realiza suas tarefas com domínio das informações e agilidade no atendimento, muda a visão do cliente com relação à farmácia e garante uma satisfação maior.

Por isso é importante que os funcionários saibam lidar com diversos públicos, estejam preparados para usar as técnicas necessárias no seu dia a dia e conheçam, de fato, todos os produtos disponíveis na farmácia.


Mais vendas

O bom desempenho do seu negócio depende de muito preparo: dominar o produto, saber lidar com o público e, é claro, usar técnicas de convencimento e venda. No caso das vendas de medicamentos, um atendimento com atenção, disponibilidade e proatividade pode ser o ponto decisivo para concluir a compra, complementar a cesta do consumidor e fazer com que ele volte para a sua farmácia.


Redução de custos

Uma vez que a equipe está bem treinada, os erros nas atividades de rotina começam a diminuir. Assim, a tendência é que o custo por retrabalhos, desperdícios e excessos também diminua. Ou seja, mais redução de custos para o seu negócio.



Ter uma equipe capacitada é investir no seu próprio negócio e ainda valorizar seus funcionários, mantendo-os motivados com ações simples e que não exigem muito investimento. Esse tipo de iniciativa é fundamental para melhorar os seus resultados e vender mais.

Continue acompanhando as dicas do Programa Mais Clientes e melhorando os resultados do seu negócio!

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