A transformação digital e as farmácias locais
A transformação digital atingiu todos os setores. Na indústria farmacêutica isso já era visível, com o uso da internet das coisas (IoT) e do big data. No entanto, como ficam as farmácias locais? Elas também podem se beneficiar e acompanhar essas mudanças?
A resposta, sem dúvida, é sim. Até porque o mundo está cada vez mais digitalizado, as pessoas preferem a praticidade de fazer tudo com poucos cliques, por meio de seus smartphones. E como seria possível fazer isso? Entenda como as farmácias locais podem se adaptar ao mundo digital.
Foco no consumidor das farmácias locais
O primeiro passo para se adequar é continuar com o foco no consumidor, algo que as farmácias locais já fazem, mas não se limitar apenas ao ponto de venda físico e a um horário fixo para vender.As pessoas querem poder comprar a qualquer momento, de forma rápida e sem precisar sair de casa. Além disso, trabalhar a estratégia omnichannel, na qual o cliente pode transitar entre os meios físicos e online, também pode contribuir para essa transformação digital.
Lockers e o uso de aplicativos
Os lockers ou armários para retirada, conquistaram mais espaço após a pandemia de covid-19. A ideia é que o contato com o cliente (presencialmente) seja o mínimo possível. Sem contar que é uma estratégia omnichannel, integrando meio físico e online.Basicamente tudo começa com o pedido, feito por um número de WhatsApp, pelo aplicativo próprio da farmácia (caso já exista), por e-mail, pelo site ou por telefone. Dentro do estabelecimento, o farmacêutico tem a responsabilidade de separar os produtos e direcioná-los ao locker (que pode estar em qualquer sede da farmácia). Por último, o comprador busca seu produto, indo diretamente ao locker.
No caso dos aplicativos, além do uso de um WhatsApp para pedidos, existem outras opções, como se unir aos apps de entrega. Um bom exemplo é o Rappi, que já conta com o serviço de farmácia. A rede local, caso seja atendida pelo app, pode se cadastrar e disponibilizar a venda dos produtos de beleza pelo canal.
Quanto aos medicamentos, por necessitarem da receita, o WhatsApp e o site ainda se encontram como melhores opções de contato. Ainda assim, o investimento em um aplicativo próprio das farmácias locais pode ser útil e conquistar mais consumidores.
Omnichannel e a entrega garantida
Na venda presencial pode acontecer de uma pessoa chegar na farmácia e não encontrar o produto que precisa. Inclusive, a situação pode ser comum no caso dos medicamentos. Quando a rede trabalha com a integração omnichannel, pode facilmente resolver a questão e garantir a entrega ao cliente.Pode ser possível contatar rapidamente outras farmácias da rede e fazer a entrega onde for mais conveniente para o consumidor. Ou seja, a venda é garantida e até mesmo mais prática para todos os envolvidos (farmácia e cliente).
Como você pode ver, a transformação digital para as farmácias locais é uma tarefa simples e pode ajudar a aumentar as vendas. Agora, aproveite para conhecer mais o Programa Se Cuida e agregar este programa de pacientes na sua farmácia.
Fontes:
https://andreaiorio.com/pt/transformacao-digital-industria-farmaceutica/
https://guiadafarmacia.com.br/a-importancia-da-transformacao-digital-no-varejo/
https://observador.pt/2018/04/12/a-transformacao-digital-das-farmacias-ja-comecou/



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