Aumentando o Ticket Médio com Programas de Laboratório

Aumentando o Ticket Médio com Programas de Laboratório

Existem dois objetivos que todas as farmácias desejam alcançar: aumentar o volume de vendas e o número de clientes.  

Um outro fator que tem tanta importância quanto esses dois, mas que talvez você ainda não tenha dado tanta importância é o Ticket Médio.  

Continue lendo e entenda como você pode utilizar as vendas dentro dos diversos programas de laboratório para alavancar o Ticket Médio da sua farmácia.  

O que é Ticket Médio? 

Ticket médio é um Indicador de Desempenho que serve para dizer quanto os seus clientes estão gastando em média, por compra.  

É um ótimo indicador a ser analisado mês a mês, assim é possível mapear quais são os produtos e ações que estão contribuindo para o ticket aumentar, cair ou se manter igual. 

A partir disso, fica mais fácil traçar uma estratégia para aumentar o valor que os clientes gastam na sua farmácia e, consequentemente, seu faturamento. 

A lógica simples do ticket médio 

É muito simples calcular o ticket médio da sua farmácia. Vamos mostrar duas formas:  

  • Por cliente:  
Imagine que a cliente Dona Teresa gastou dentro de 1 mês na sua farmácia, um total de R$245 em 3 compras.   Para saber o ticket médio dela, basta dividir o valor total (245) pelo número de compras que ele realizou (3), obtendo o ticket médio gastado. Nesse caso, é R$ 81,66. 

  • Geral:  
Suponhamos que sua farmácia vendeu no mês o valor de R$34.000 e número de compras total do mês foram de 900. O seu ticket médio geral será de R$37,77. 

Aumentando o ticket médio 

O pulo do gato em analisar esse indicador é tomar ações que levem esse consumidor a aumentar o ticket médio.  

Vamos voltar ao exemplo da Dona Teresa, que tem ticket médio R$ 81,66. Uma boa meta aqui é estabelecer que ela chegue no ticket médio de R$90,00 no próximo mês.  

As pessoas vão à farmácia com o objetivo principal de comprar medicamento, claro. Às vezes com receita, às vezes sem.  

Ao entrar em sua loja, muitos outros produtos de saúde e bem-estar estão à disposição desse consumidor, o que o faz parar, analisar e, talvez, levar algo a mais que chame sua atenção e seja útil para ele.  

A Dona Teresa é consumidora fiel da sua farmácia e sempre compra as mesmas coisas mensalmente. Mesmo assim, é possível ter ações que elevem o ticket médio dela.  

Acrescente de 3 a 6 produtos na cesta do seu cliente com Programas de Laboratório  

Os Programas de Laboratório são facilitadores na jornada do paciente por oferecer descontos que facilitam o acesso e adesão ao medicamento, além de informações e suporte sobre o tratamento. 

Por isso, ao vender pelos Programa de Laboratório o cliente passa a comprar em sua loja de 8 a 11 meses consecutivos em média. (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria). 

Ele se torna fiel a sua loja por saber que ali terá preços mais baixos, um atendimento bacana e vantagens como se cadastrar em um programa de suporte para tirar possíveis dúvidas. 

Além disso, 79% dos clientes tendem a aumentar o valor de suas compras quando tem um desconto pelo Programa de Laboratório. Ou seja, existe a chance de acrescentar de 3 a 6 produtos a mais na cesta do cliente, aumentando, portanto, o Ticket Médio da sua farmácia. (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria).   

A real importância do ticket médio para sua farmácia crescer 

Você já entendeu o que é ticket médio, como calcular e como aumentar ele. 

Agora você deve entender a real importância dele, já que tem muita gente esquecendo por aí! 

O ticket médio é essencial para sua farmácia crescer. Não adianta pensar que a saída para aumentar seu faturamento seja aumentar só o volume de vendas ou o número de clientes.  

Claro, são objetivos que sempre queremos atingir, mas atrair novos clientes e não os tornar clientes fiéis da sua farmácia, não traz tanto resultado, entende? E de nada adianta aumentar o volume de vendas se o ticket médio for superbaixo. Não haverá resultados significativos.  

Está aí a importância do ticket médio: agregar valor aos clientes que você já tem, os mantendo cada vez mais próximos através dos Programas de Laboratório. 

No blog do Programa Mais Clientes tem o conteúdo completo sobre Indicadores de Farmácia, aprenda sobre outros indicadores e como eles te ajudam a alavancar suas vendas.

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