Aumentando o Ticket Médio com Programas de Laboratório
Existem dois objetivos que todas as farmácias desejam alcançar: aumentar o volume de vendas e o número de clientes.
Um outro fator que tem tanta importância quanto esses dois, mas que talvez você ainda não tenha dado tanta importância é o Ticket Médio.
Continue lendo e entenda como você pode utilizar as vendas dentro dos diversos programas de laboratório para alavancar o Ticket Médio da sua farmácia.
O que é Ticket Médio?
Ticket médio é um Indicador de Desempenho que serve para dizer quanto os seus clientes estão gastando em média, por compra.É um ótimo indicador a ser analisado mês a mês, assim é possível mapear quais são os produtos e ações que estão contribuindo para o ticket aumentar, cair ou se manter igual.
A partir disso, fica mais fácil traçar uma estratégia para aumentar o valor que os clientes gastam na sua farmácia e, consequentemente, seu faturamento.
A lógica simples do ticket médio
É muito simples calcular o ticket médio da sua farmácia. Vamos mostrar duas formas:
- Por cliente:
- Geral:
Aumentando o ticket médio
O pulo do gato em analisar esse indicador é tomar ações que levem esse consumidor a aumentar o ticket médio.Vamos voltar ao exemplo da Dona Teresa, que tem ticket médio R$ 81,66. Uma boa meta aqui é estabelecer que ela chegue no ticket médio de R$90,00 no próximo mês.
As pessoas vão à farmácia com o objetivo principal de comprar medicamento, claro. Às vezes com receita, às vezes sem.
Ao entrar em sua loja, muitos outros produtos de saúde e bem-estar estão à disposição desse consumidor, o que o faz parar, analisar e, talvez, levar algo a mais que chame sua atenção e seja útil para ele.
A Dona Teresa é consumidora fiel da sua farmácia e sempre compra as mesmas coisas mensalmente. Mesmo assim, é possível ter ações que elevem o ticket médio dela.
Acrescente de 3 a 6 produtos na cesta do seu cliente com Programas de Laboratório
Os Programas de Laboratório são facilitadores na jornada do paciente por oferecer descontos que facilitam o acesso e adesão ao medicamento, além de informações e suporte sobre o tratamento.Por isso, ao vender pelos Programa de Laboratório o cliente passa a comprar em sua loja de 8 a 11 meses consecutivos em média. (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria).
Ele se torna fiel a sua loja por saber que ali terá preços mais baixos, um atendimento bacana e vantagens como se cadastrar em um programa de suporte para tirar possíveis dúvidas.
Além disso, 79% dos clientes tendem a aumentar o valor de suas compras quando tem um desconto pelo Programa de Laboratório. Ou seja, existe a chance de acrescentar de 3 a 6 produtos a mais na cesta do cliente, aumentando, portanto, o Ticket Médio da sua farmácia. (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria).
A real importância do ticket médio para sua farmácia crescer
Você já entendeu o que é ticket médio, como calcular e como aumentar ele.Agora você deve entender a real importância dele, já que tem muita gente esquecendo por aí!
O ticket médio é essencial para sua farmácia crescer. Não adianta pensar que a saída para aumentar seu faturamento seja aumentar só o volume de vendas ou o número de clientes.
Claro, são objetivos que sempre queremos atingir, mas atrair novos clientes e não os tornar clientes fiéis da sua farmácia, não traz tanto resultado, entende? E de nada adianta aumentar o volume de vendas se o ticket médio for superbaixo. Não haverá resultados significativos.
Está aí a importância do ticket médio: agregar valor aos clientes que você já tem, os mantendo cada vez mais próximos através dos Programas de Laboratório.
No blog do Programa Mais Clientes tem o conteúdo completo sobre Indicadores de Farmácia, aprenda sobre outros indicadores e como eles te ajudam a alavancar suas vendas.



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