Black Friday e Cyber Monday: prepare sua loja com 6 dicas
Começaram as expectativas em relação à Black Friday dentro das lojas e a farmácia não tá de fora disso. Nessa época, tem promoção para todo lado e a sua loja já deve estar se preparando para esse momento, certo?
Criada com o intuito de liquidar os estoques e aquecer o mercado, além de favorecer os presentes de Natal que está chegando logo atrás, a Black Friday vai fazer sua loja lucrar e nós vamos te mostrar como sabemos disso. Pode confiar!
Está pronto para começar a preparar a sua loja para essa data tão grande e tão forte dentro do mercado varejista? Então vem com a gente nessa aventura.
Black Friday na sua loja
Vale a pena fazer Black Friday na farmácia?
Com base em dados, podemos te dar certeza de que vale a pena fazer a Black Friday na sua loja. Em 2021, as drogarias e farmácias tiveram um crescimento de 7,2% em vendas durante o período de promoções dessa data. Isso, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Só de pensar que sua loja vai lucrar muito nesse período, já é motivo suficiente para se organizar com antecedência. Geralmente, as lojas começam a abaixar os preços uma semana antes, para dar aquela esquentada e avisar os consumidores que vai rolar Black Friday.
Porém, a data só acontece, de fato, na última sexta-feira de novembro e é um dos dias mais esperados pelo público que gosta de consumir diversos tipos de produtos.
Quer algumas dicas para vender bem na farmácia? Então vamos lá!
6 dicas para a Black Friday
Como tudo na vida, é importante estar atento para se sair bem na fita e não sofrer com o efeito reverso: ao invés de lucrar, perder dinheiro.
Dica 1: não minta sobre o preço
É metade do preço ou metade do dobro?
A gente sabe que isso acontece. No começo do mês, todo mundo começa a aumentar os preços para, quando chegar a Black Friday, abaixar para o preço normal e dizer que está com um MEGA desconto.
O único prejudicado com esse modelo é a sua loja, sabe por quê? Porque quando você tem clientes fiéis, que vão constantemente até você, eles sabem que aquele preço existia, ele sabe que você não está dando desconto nenhum e ele vai na outra loja comprar porque não gosta de ser feito de bobo. Ninguém gosta.
Então pense muito antes de tentar se sair bem com essa estratégia, porque a chance de você se sair muito mal é bem maior.
Dica 2: as formas de pagamento ajudam a vender mais
Com tantos meios de fazer pagamentos, não usufruir disso pode ser um grande problema na hora da conclusão da venda. O cliente quer pagar no crédito e você só aceita débito. O cliente quer pagar no PIX e você só aceita em dinheiro e assim por diante.
Além de ruim para o cliente, ele pode simplesmente não ter outra forma de pagamento e ir embora sem as mercadorias que ele pretendia comprar.
Isso não pode acontecer com nenhum cliente. Não espere perder várias vendas para poder perceber esse erro e tentar consertar quando já for tarde.
Dica 3: planeje o estoque e as promoções com antecedência
Não é só você que estará fazendo Black Friday, mas os seus fornecedores também. Sabe o que isso significa? Que você precisa ficar atento para comprar mais barato, vender mais barato e lucrar ainda mais.
Mas sabe o que isso também significa? Que você precisa gerenciar seu estoque com antecedência. Afinal, não adianta você anunciar um produto com 50% de desconto e ele acabar em 1 hora porque você não se preparou para essa demanda. Também não se esqueça que se faltar aí, lá no seu fornecedor também pode não ter mais e a entrega não é tão rápida assim.
Além disso, não adianta ficar abaixando o preço dos produtos que não estão vendendo. É importante você saber equilibrar tudo isso e se organizar para não ter ruptura e nem deixar de lucrar com essa data.
Faça um passo a passo:
- Escolha os produtos que serão ofertados;
- Calcule os custos e margens de lucro;
- Faça os seus pedidos antes para que cheguem antes da data;
- Decore sua farmácia para o evento;
- Treinar e capacitar os colaboradores para lidar com a data;
- Definir as suas estratégias de vendas.
Dica 4: não deixe o seu consumidor na mão
O que isso significa? Você precisa entender que tem muitas pessoas esperando as ofertas, por isso, não esqueça de investir em promoções que valham a pena. Você como consumidor gostaria de comprar que tipo de produto com um preço imperdível?
Seja empático e entenda as necessidades dos seus clientes e o que eles provavelmente gostariam de comprar com um preço mais baixo. Além disso, certifique-se que seu sistema dentro da farmácia não vai deixá-lo na mão e será capaz de dar conta do fluxo intenso.
Dica 5: divulgue bem e corretamente
A divulgação é essencial para o sucesso das suas vendas. Faça a sua da melhor maneira para a sua loja. Invista na comunicação pessoal dentro dela e treine os seus colaboradores para que eles falem sobre a Black Friday com os clientes.
Redes sociais não podem ficar de fora de jeito nenhum. Colocar nas suas redes sociais que vai rolar, SIM, a Black Friday na sua loja é uma forma de atingir mais clientes e fidelizar novos consumidores.
Se você não divulgar, ninguém vai saber sem ir até você ou passe por perto e escute ou veja algum banner. Lembre-se o que as pessoas não sabem, as pessoas também não compram. Fica esperto!
Dica 6: ideias de promoções que funcionam
Quando você se planeja você consegue entender melhor o que é bom e o que é ruim para sua loja, o que funciona e o que não funciona. Por isso, invista em tudo que funcione.
Caso esteja perdido, aí vão algumas dicas:
- Antecipe as promoções como um “esquenta Black Friday”;
- Black Friday com cashback. Todo mundo quer um dinheirinho de volta;
- Descontos progressivos;
- Promoção relâmpago e exclusiva, só vai ter aquela oportunidade.
Cyber Monday
Pronto, Black Friday pronta, vendas em alta, lucro de tirar o fôlego. Mas e agora, o que eu faço com o que sobrou?
Se a sua loja tem e-commerce, sua solução está na Cyber Monday. Uma data criada para torrar tudo aquilo que sobrou da Black Friday, só que nas lojas online, porque apesar de tudo, as vendas online têm um grande peso durante a Black Friday e a Cyber Monday chegou para representar isso aí.
Aproveite o mix que sobrou das ações da Black Friday para traçar novas estratégias e vender mais. Bora fazer esse estoque circular e deixar claro para o cliente que essa é a última chance de comprar e economizar com os gastos do final do ano.
E aí, já anotou tudo no caderninho e vai colocar a mão na massa? Quero só ver essas vendas decolando e sua loja lucrando muito nesse fim de mês.
Partiu!



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