Checklist: como vender mais na sua farmácia!
Ter uma boa estratégia para sua farmácia vender bem o ano todo é a preocupação de todo gestor.
O mercado se transforma a cada dia e é necessário que os empreendedores busquem acompanhar as mudanças. O público tem se tornado cada vez mais exigente. Por isso, é fundamental que as farmácias e drogarias tenham uma estratégia de fortalecimento de marca e divulgação de seus produtos e serviços.
Para se destacar e aumentar as vendas é necessário inovar e reinventar.
Foi pensando nisso que decidimos criar um checklist com dicas que vão te ajudar a inovar, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.
8 ideias para farmácias inovarem e aumentarem as vendas
Uma das maiores dores de um cliente é, além de não encontrar o que tanto busca, não ter apoio de ninguém para tentar solucionar essa frustração momentânea.
Por isso, é necessário que os atendentes ofereçam sempre o melhor atendimento e auxiliem de forma natural a encontrar uma solução para o problema do cliente.
Lembre-se: quando nos sentimos compreendidos, o resultado é certo. O cliente fica satisfeito com o atendimento prestado e, muito provavelmente, voltará a visitar o seu estabelecimento.
Para que sua farmácia ofereça sempre um atendimento de qualidade invista na capacitação técnica e emocional dos funcionários.
Outro fator muito importante para o atendimento ao cliente é a disseminação da informação sobre os programas de pacientes.
Programas de Pacientes são programas oferecidos pela indústria farmacêutica que visam oferecer um conjunto de serviços e apoio no custo e na utilização do medicamento, além de acompanhar a adesão ao tratamento dos pacientes com patologias crônicas.
Apesar dos programas de pacientes trazerem diversos benefícios para os pacientes participantes, ainda hoje poucos pacientes sabem da existência desses programas ou conhecem apenas a política de descontos.
Por isso, é fundamental que os atendentes, balconistas e farmacêuticos conversem com os clientes sobre a existência desses programas, uma vez que ao aderir ao programa na sua farmácia, ela acaba se tornando um ponto de referência para aquele cliente comprar o seu medicamento.
Benchmarking nada mais é que uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu.
Na prática, nada mais é que a velha e boa comparação da sua farmácia com as demais para analisar como você está se saindo em relação à concorrência.
Um bom Benchmarking precisa analisar o mix de produtos que os concorrentes estão vendando, bem como qual o preço, qual diferencial competitivo (se houver), que tipo de público o seu concorrente está atraindo e ainda.
Todas essas informações, quando bem analisadas, valem ouro. Por meio delas, você detecta, por exemplo, o motivo das pessoas preferirem os seus concorrentes
Em meio a várias opções de estabelecimento, o seu negócio oferece algo que nenhum outro tem? Qual o diferencial competitivo da sua farmácia?
Agora vem a pergunta mais importante: seus clientes e pessoas que passam pela sua fachada todos os dias sabem que você tem esse diferencial?
Todo diferencial competitivo do seu negócio precisa estar bem explicito ao consumidor, pois muitas pessoas podem estar indecisas no momento de tomar uma decisão de compra e precisam de um motivo para escolher uma ou outra opção de farmácia.
Deixe bem claro aos seus clientes que a sua farmácia é a melhor opção do mercado.
Na prática, esse termo se refere quando as pessoas deixam de procurar um item, o preço tende a cair para que ele não fique parado no estoque. Se existem muitas pessoas procurando um produto, o preço aumenta devido à alta demanda.
Em alguns períodos do ano, isso acontece de forma muito mais clara e agressiva. Muitos produtos têm um grande aumento de procura. E saber dessas tendências de compra pode ajudar a sua farmácia a elencar quais são aqueles itens que estão sendo mais procurados e traçar uma estratégia de preços.
Mas é necessário saber precificar de forma balanceada, isto é, manter boas margens de lucro, mas não colocar um preço agressivo ou abusivo para os clientes.
O mercado da saúde e beleza é muito dinâmico, por diferentes motivos.
Há épocas do ano em que a procura de algum medicamento aumenta devido à mudança de estação, exagero no consumo de bebidas alcoólicas, lançamento de novos cosméticos, e diversos outros motivos.
Por isso, é preciso ficar atento às novas tendências do mercado de beleza e sazonalidades da indústria farmacêutica.
Considere, também, realizar promoções em algumas datas comemorativas. Datas como Natal, Ano Novo, Páscoa ou até mesmo aniversário dos clientes, podem ser uma oportunidade para aproximar o relacionamento, bem como uma estratégia para fazê-los lembrarem da sua farmácia.
Aumentar as vendas da sua farmácia também requer melhorar a experiência do seu cliente apostando em um ambiente acolhedor e um layout atraente.
Um bom layout favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade do ponto de venda. Para que o layout seja atraente, primeiro é necessário organizar os produtos pelo gerenciamento por categoria.
Por isso, antes de definir o layout da farmácia, faça o gerenciamento dos produtos corretamente para que os produtos estejam sempre na disposição correta para os clientes.
Para aumentar as vendas na sua farmácia primeiro é necessário atrair os clientes até a sua loja e uma ótima estratégia para atrair clientes para sua farmácia é estar presentes ou organizar eventos gratuitos.
Aproveite os eventos realizados na região próxima à farmácia para tornar a sua marca conhecida pelo público. Uma dica é oferecer palestras sobre saúde e prevenção de doenças. Aproveite o momento para distribuir brindes e divulgar o seu negócio.
Mas caso não haja eventos na sua região não se preocupe, você também pode realizar alguns eventos práticos para atrair o público. Quer saber como?
Organize eventos gratuitos de aferição de pressão, orientação sobre o uso correto de medicamentos, teste de glicemia ou para informação sobre o calendário de vacinação.
É importante lembrar, que para algumas pessoas o farmacêutico é o ponto mais próximo da saúde diária de um paciente. Por isso dias de atenção farmacêutica gratuita podem atrair mais pessoas para sua farmácia.
Os serviços gratuitos além de aumentar as vendas, agrega valor à imagem da farmácia e estreitam o relacionamento com os clientes.
Com essas dicas, você está pronto para traçar boas estratégias para aumentar as vendas na sua farmácia.
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