Checkout: uma oportunidade para aumentar o ticket médio

Checkout: uma oportunidade para aumentar o ticket médio

Você já passou por aquele momento em que olha para um produto e se dá conta de que precisa dele? As pessoas que frequentam a sua loja também estão sujeitas a essa situação e o caixa é o local perfeito para estimular esse tipo de venda por impulso.

O checkout é a única área da sua farmácia por onde 100% os clientes que vão realizar uma compra terão de passar. Quando pensamos em pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos e participam de programas de fidelização da indústria, o checkout ganha ainda mais importância.

É muito provável que esse consumidor já tenha o valor do medicamento que utiliza separado. Isso significa que, ao receber o desconto do programa, ele terá uma margem maior para gastar na sua loja e o tempo de espera na fila é uma grande oportunidade de exposição, conversão de vendas e aumento do ticket médio desse e de qualquer outro consumidor que compre na sua loja.

Como deixar o checkout mais lucrativo?

 O consumidor passará por essa área rapidamente. É preciso que os produtos estejam bem organizados e com uma comunicação fácil e direta, para que sejam encontrados mais facilmente. Utilizar um mobiliário adequado pode ajudar nessa organização e dar mais visibilidade aos diferentes segmentos.

 Preste atenção no mix de produtos oferecidos. Nesse momento, o importante é ofertar conveniência para o seu cliente. Produtos de valor unitário mais baixo e com margens maiores também são boas opções.

 Aproveite o momento para fazer pesquisas rápidas para entender o que o cliente achou do atendimento ou se encontrou todos os produtos que precisava, por exemplo. Essas informações são valiosas para você conhecer o seu cliente.

Utilizando essas dicas você consegue explorar mais e otimizar os recursos que já estão a sua disposição da farmácia. Continue acompanhando o blog do Programa Mais Clientes e veja mais dicas que ajudam a sua farmácia a atingir cada vez mais sucesso!

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.