Como a gestão da farmácia pode garantir mais lucro

Como a gestão da farmácia pode garantir mais lucro

Vamos falar de um assunto que afeta muitas farmácias de pequeno e médio porte: o lucro. A definição de lucro é o valor positivo sobre o retorno do investimento, isto é, o ganho obtido.  

Traçar estratégias com o objetivo de aumentar os lucros de uma farmácia envolve alguns pontos da sua gestão. Se você não sabe nem por onde começar a reestruturar sua gestão visando o aumento do seu lucro, continue acompanhando esse texto!  

  • Reponha corretamente o seu estoque
Você já ouviu falar da Curva ABC? Se a resposta for não, saiba a importância de considerar a Curva ABC durante a reposição no estoque da sua farmácia! 

A Curva ABC é um método de classificação dos produtos que leva em conta com o fluxo de vendas. Os produtos A são aqueles com maior giro de venda e não podem faltar no estoque. Os produtos B são aqueles que oscilam nas vendas, mas também não podem faltar no estoque. E os produtos C, são aqueles de menor giro. 

Inicie a classificação dos seus produtos e comece a lucrar!  

  • Aprenda a interpretar os seus dados
Atualmente, é um fato que, em uma gestão de alta performance, as decisões são tomadas com base em indicadores e, assim, os riscos de erros na gestão diminuem e o lucro da farmácia aumenta.  

Associados do Programa Mais clientes, por exemplo, possuem acesso a relatórios de desempenho sobre os programas. Por meio desses dados o gestor consegue saber quais programas estão em alta e quais precisam de um impulso nas vendas. Quer acessar o seu relatórioClique na aba “De olho nas vendas.” 

  • Aumente seu ticket médio  
O ticket médio é o valor gasto, em média, pelo consumidor durante uma compra no seu estabelecimento. Logoaumentar esse valor é uma forma de lucrar mais. Confira algumas estratégias para aumentar o ticket médio da sua farmácia! 

Elabore um bom mix de produtos; 

Aposte em produtos MIP’s, essa categoria possui grande impacto no faturamento da maioria das farmácias; 

Invista no checkout, pois ele é o lugar perfeito para o aumento do ticket médio é a sua última oportunidade de conversão de vendas.  

Continue acompanhando nossas dicas de gestão aqui ou nas nossas redes sociais! 

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