Como as ferramentas de gestão auxiliam no dia a dia das farmácias?

Como as ferramentas de gestão auxiliam no dia a dia das farmácias?

Manter a boa gestão do seu negócio é extremamente importante para garantir o sucesso e o bom andamento das atividades da farmácia. Ter uma rotina organizada e bem estabelecida é a chave para aumentar a produtividade, cumprir as metas, entregar as tarefas dentro do prazo previsto e aumentar as vendas. 

A rotina do gestor ou gerente de farmácia está exigindo cada vez mais praticidade e agilidade, pois a quantidade de responsabilidades e demandas só tem aumentado. Felizmente, as novas tecnologias têm preparado um cenário mais dinâmico e auxiliado os profissionais a gerirem suas tarefas.

Nessa rotina tão corrida e que exige tanto da nossa dedicação, uma ajudinha sempre é bem-vinda, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de praticidade?

É nesse momento que a tecnologia entra como nossa aliada, auxiliando nos processos e tornando as atividades mais práticas e leves. Hoje em dia, existem várias ferramentas e opções de sistemas que podem auxiliar no dia a dia. Mas saber qual se encaixa melhor no seu modelo de trabalho pode ser um grande desafio.

Por isso, é importante fazer um planejamento, identificando onde se deve melhorar, focando sempre nos processos que necessitam de mais atenção. Se você não sabe por onde começar, confira algumas das nossas dicas sobre quais tarefas podem ser otimizadas por meio dessas ferramentas.

Cadastro e fidelização dos clientes

Não dá pra negar que manter e conquistar a fidelização dos clientes é um dos maiores objetivos de todo negócio e a gente sabe que essa não é uma tarefa fácil. Além de um ótimo atendimento, o contato contínuo e o engajamento desse consumidor também são caminhos a serem percorridos.

Por isso, é essencial investir em sistemas de cadastro que auxiliem nesse contato e nesse processo de fidelização, pois essa ferramenta permite que a farmácia tenha o cadastro completo dos seus clientes, contendo as informações necessárias para fazer um bom atendimento e um excelente pós-venda. Afinal, ter o controle do consumo daquele cliente pode ajudar a manter um atendimento personalizado, além de auxiliar em outras estratégias de marketing.

Organização por perfil dos clientes

Também é interessante lembrar de investir em ferramentas que ajudem a separar os seus clientes em categorias e perfis para quando você for fazer promoções ou outras estratégias de marketing dirigidas apenas para um grupo de pessoas, consiga ter uma melhor visualização do seu público, tornando a estratégia mais eficaz.

Agilidade no atendimento

Fazer o uso das novas tecnologias na sua farmácia permite tornar o atendimento mais leve, garantindo a satisfação do seu cliente.

As ferramentas entregam mais agilidade na hora de entregar o produto desejado, ajudando o atendente a saber se há o medicamento em seu estoque, se possui algum produto genérico ou similar e, em poucos minutos, entregar ao consumidor.

Um atendimento ágil e personalizado com certeza vai te destacar perante a concorrência, gerando credibilidade para o seu negócio e passando a confiança que seu cliente espera.

Gestão de programas

As vendas pelos programas de pacientes são extremamente importantes para as farmácias, não é mesmo?

Saber o quanto a sua farmácia vende em cada programa, quais estão em alta e quais não estão trazendo tantos resultados são dados que podem ajudar a traçar estratégias para aumentar os lucros. Por isso, investir em ferramentas que ajudem a fazer a gestão dos programas que sua farmácia participa é uma ótima opção para quem quer inovar e aumentar as vendas.

O Programa Mais Clientes, por exemplo, permite que você acompanhe os programas mais vendidos, programas com aumento e queda de vendas. Nele, também é possível fazer acompanhamento e comparativo anual das vendas na sua farmácia, obter informações das vendas dos concorrentes e a variação de vendas ao longo do tempo.

Todas essas informações ajudam a traçar estratégias de vendas a curto e longo prazo na sua farmácia. Vale a pena investir!

Gerenciamento dos pedidos

Ter um gerenciamento organizado do estoque é fundamental para qualquer negócio.

Investir em um software que registre a saída dos seus produtos, te ajudando a ter um controle mais dinâmico de quais e quantos produtos deve solicitar reposição, com certeza é uma das alternativas mais relevantes para sua farmácia.

Se você ainda faz esse controle por papel ou planilhas, analise se não está na hora de investir em um software que faz isso de forma automática.

Cotação de produtos

Já sabemos que organizar a entrada e saída dos produtos é um pilar muito importante, mas agora vamos falar sobre a compra desses produtos.

Conhecemos a dificuldade dos gestores em encontrar fornecedores que garantam preços justos e que mantenham a qualidade desejada. Sem contar na variedade de marcas existentes e que, às vezes, é necessário comprar de mais de um fornecedor para encontrar todos os produtos que deseja.

Hoje, graças à tecnologia e à internet, existem sites e aplicativos que ajudam nessas escolhas, auxiliando nesse processo de compra. São os chamados Marketplace B2B que conectam farmácias de todo o país com centros de distribuição, facilitando o relacionamento comercial e trade marketing entre indústria, distribuidores e varejistas.

Dica: Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma conferida no Pharmalink, o maior markteplace do segmento farma e bem-estar, integrando mais de 70 mil farmácias do país com mais de 500 centros de distribuição.

Capacitação de equipe

Você já conhece capacitação de funcionário EAD?

Com o avanço da tecnologia e da internet, o EAD se popularizou no Brasil como uma modalidade de ensino mais prática e ágil. E com a expectativa de crescimento, muitas empresas se especializaram na capacitação dos profissionais a distância, inclusive o setor farmacêutico.

Sabemos que o treinamento da equipe é essencial, mas nem sempre é aplicada, pois alguns gestores não possuem tempo ou aptidão para isso.

Por isso, investir em plataformas de capacitação profissional online pode ser uma boa opção para você que quer melhorar os processos ou atendimento na sua farmácia.

Aqui vai mais uma dica: O Programa Mais Clientes e o Portal da Drogaria possuem uma plataforma EAD de capacitação para os profissionais da farmácia. Nessa plataforma, você vai encontrar cursos e treinamentos exclusivos para te ajudar a treinar sua equipe e conquistar mais vendas na sua farmácia.

Pronto! Chegamos ao final desse artigo e esperamos que você tenha gostado de algumas das nossas dicas sobre como as ferramentas podem otimizar a rotina na sua farmácia.

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