Como fazer sua loja ser a primeira opção do cliente?
Ninguém gosta de ser segunda opção, mas com tanta concorrência, por que o cliente escolheria a sua farmácia?
Na semana do Dia Nacional da Farmácia, queremos saber: qual o seu diferencial para que o cliente escolha a sua loja e não qualquer outra concorrente?
Se nem você sabe responder a essa pergunta, acho que podemos ajudar você a procurar a resposta adequada e começar hoje a implantar medidas que torne a sua loja a primeira opção do cliente!
Existem vários diferenciais que mudam e melhoram a experiência de compra do seu cliente. A cada dia que passa, eles ficam ainda mais exigentes em busca de compreensão, qualidade e excelência.
Você deve pensar “ok, mas se eu posso oferecer esses diferenciais, o que impede que outras lojas também ofereçam?”. A verdade é que absolutamente nada impede, mas será que eles vão oferecer com a mesma atenção e excelência que a sua loja?
Será que o cliente vai sair tão satisfeito como sai da sua loja?
O foco aqui não é pensar em como outras lojas podem estar oferecendo o mesmo, mas sim como a SUA loja pode oferecer o melhor do melhor para o cliente. Trouxemos algumas dicas para não deixar você de mãos abanando e saber onde investir mais!
Valorize os seus colaboradores
Não entendeu nada de como isso se relaciona a experiência do cliente, né? Calma, a gente explica.Seus colaboradores são responsáveis por atender e ajudar os clientes, além de organizar as coisas na farmácia todos os dias. Existe uma rotina e isso pode ser um pouco cansativo.
Receber feedbacks, elogios e deixar com que eles percebam que você repara no trabalho deles, que está disponível para novas ideias, para ajudar, tirar dúvidas e também elogiar, é o ponto chave para que eles trabalhem melhor e façam um atendimento de maior qualidade.
Atendimento
O atendimento é o ponto principal da sua farmácia, basicamente tudo começa por ele e se finaliza da mesma forma. Treinar sua equipe para ter um atendimento personalizado e humanizado, sem parecer um robozinho repetindo a mesma frase o dia todo, é essencial para a experiência de compra.Nunca esqueça, vestir gentileza, carisma e empatia vai mostrar ao cliente que sua equipe está disposta a ajudá-lo porque quer e não porque é a obrigação de todos que trabalham ali, não só pela venda, mas pelo bem-estar dele.
Boa vontade está estampada nas falas e no tratamento de cada um, por isso, desde a porta até o caixa, é importante ter uma equipe transbordando dela.
Gestão da sua loja
Faltou produto? Perdeu o cliente!Formas de pagamento limitadas? Perdeu o cliente!
Só tem o produto no estoque? Perdeu o cliente!
A gente sabe que nem todo cliente pede ajuda ou aceita a ajuda do atendente quando entra na loja, por isso, se ele não achou o produto na prateleira, mas você o tem no estoque, saiba que seu cliente vai embora. Como ele vai saber que tem no estoque se não vai perguntar?
Além disso, a falta de produto é um erro grave que afasta o cliente. Existe aquela famosa frase “ah, não vamos lá porque nunca tem nada, vamos aqui”. Mesmo que ele não tenha encontrado o produto que precisava uma única vez, ele já não vai querer voltar na sua loja.
Um outro ponto importante é sempre ficar atento a sua loja como um todo: disposição de produtos, facilidade para encontrar os preços, produtos em promoção, manter uma equipe que atenda a demanda de clientes, afinal, quem gosta de ficar esperando?
Uma loja que está sempre lotada requer uma equipe maior e mais rápida, mas sem perder a qualidade, portanto, gerenciar tudo isso requer muita atenção e capacitação. Procure plataformas de automação e cursos online. Isso vai ajudá-lo a dar conta de tudo e melhorar a experiência do cliente.
Essas são apenas algumas das dicas que podem ajudar você, por aqui ainda tem muito mais, é só dar uma navegada pelo blog. Não esqueça que melhorar é sempre o passo principal para satisfazer seus clientes e tornar sua loja a melhor da região.
Seja sempre a primeira opção!
Tem mais sugestões? Faça um comentário, queremos saber!



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