Como gerenciar o estoque para vender por PBMs?

Como gerenciar o estoque para vender por PBMs?

Ao credenciar a farmácia em programas de laboratório, muitos gestores acabam não prestando atenção em um detalhe importante para as vendas de produtos por meio deles: a gestão do estoque.

Se você já faz uma gestão de estoque na sua farmácia, pode estar se perguntando: mas não posso continuar com a mesma estratégia de antes?

Poder, pode, mas com certeza não vai ter a mesma eficiência e os mesmos resultados de uma farmácia que tem seu estoque pensado de acordo com os programas da indústria que participa.

Hoje, você vai entender como fazer isso para melhorar seus resultados e não perder nenhuma venda.

Entendendo a demanda

O primeiro passo é entender a sua demanda de cada produto cadastrado em um programa dentro de um período. Algumas perguntas que devem ser feitas são:

- Quantas unidades desse produto eu vendo na minha loja?

- Essa é uma demanda diária, semanal ou mensal?

Porém, não é só nessa média que se deve pensar, é preciso considerar também o tempo que o fornecedor demora para entregar os produtos a partir do pedido.

A partir daí você pode definir o estoque de segurança, ou estoque mínimo, que representa o número mínimo da quantidade de um item, baseado na venda diária e no prazo de entrega do fornecedor ou distribuidor.

Por exemplo, se você vende 3 unidades de um produto por dia e a entrega demora cerca de 4 dias, é preciso trabalhar com o mínimo de 12 unidades para esse produto.

Estoque de segurança = Venda Média Diária X Nº de dias para a entrega

#FicaaDica: nunca espere zerar o estoque para pedir novamente. Isso pode gerar ruptura e garante problemas para a farmácia.

Atenção às regras de kits de desconto

Em alguns casos, o desconto oferecido pelo programa está atrelado a regras de vendas de kits. Por exemplo: na compra de uma caixinha do produto x, o desconto é de 10%; na compra de três, o desconto é de 50%. Portanto, o cliente pode querer levar várias unidades de um mesmo produto e você precisa ter estoque disponível para isso.

Se você já sabe que um produto de PBM tem alta demanda na sua loja, ou seja, está dentro da curva A ou B, tenha certeza de que existe uma quantidade satisfatória dele no estoque.

O cliente não quer esperar você encomendar. Não quer comprar amanhã ou na semana que vem. Ele quer comprar agora. Se você não tiver o que ele precisa, o concorrente ganha sua venda de bandeja.

Aí sua loja pode perder competitividade por causa de uma má administração do estoque.

#FicaaDica: liste os medicamentos de PBM disponíveis na sua loja e classifique se é um produto de alta ou baixa demanda, já definindo o estoque de segurança de cada um.

Fique atento à sazonalidade

Os produtos de PBM também estão suscetíveis a variações de demanda por conta da sazonalidade.

Por exemplo, no inverno a procura por medicamentos antialérgicos ou para asma aumenta bastante.

#FicaaDica: se, normalmente, seu estoque de segurança são 5 unidades por semana, vale a pena avaliar e aumentar um pouco essa quantidade durante essa época.

Lembre-se da validade dos produtos

Não tem nada pior do que comprar um produto e ainda estar com o estoque cheio quando a data de validade está se aproximando. Por isso, evite, ao máximo, comprar uma quantidade de produto maior do que a sua demanda e sempre mantenha um controle da data de validade de cada um deles.

Quando você tem itens de demanda no seu estoque, suas vendas e seu lucro vão aumentar.

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.