Como gerenciar o estoque usando a curva ABC?
Você ainda não sabe o que é uma curva ABC e como ela pode ajudar na gestão do seu estoque?
Bom, então você está no lugar certo. Agora é o momento de conhecer a importância dessa curva e começar a gerenciar seu estoque de uma maneira muito mais simples com a ajuda dela.
As coisas vão ficar muito mais fáceis se você escolher esse método para ajudar você!
O que é a curva ABC?
A Curva ABC é uma forma de gestão de estoque para auxiliar e facilitar a compreensão da rotatividade de cada categoria de produtos da sua loja. Basicamente, é uma forma de gerenciar o seu estoque de acordo com o grau de importância de cada produto. Vamos entender melhor o significado de cada uma dessas letras?
Curva A
Na curva A é onde se classifica os produtos de maior importância e circulação para sua loja, aqueles de alto consumo, com maior valor ou quantidade. Esse grupo é o mais importante de administrar, normalmente são as mercadorias que precisam de maior atenção pela porcentagem que representam em vendas.
Curva B
Essa é a curva média do seu estoque, produtos importantes, mas não tanto como na curva A, pois tem um giro menor. Com valor e quantidade intermediários também representam uma boa margem de contribuição para sua loja.
Curva C
Chegamos nos produtos menos procurados da sua loja, mas que, ainda assim, precisam fazer parte do seu estoque. Apesar disso, é importante dar uma atenção maior a eles exatamente por serem pouco procurados, não podem gerar tanto custo para serem mantidos no estoque. É importante você encontrar a melhor forma de organizar seu estoque com a curva ABC, seja por categoria, marcas, período sazonal, giro do estoque, margem de lucro e assim por diante.Quais os benefícios da Curva ABC?
A Curva ABC, além de ajudar com a organização e gerenciamento do seu estoque, traz outros benefícios para sua loja, melhorando a visualização das suas vendas e resultados, otimizando tempo e custo. Você também consegue saber o que precisa de reposição antes mesmo de acabar, melhorando o acompanhamento do seu estoque.Além desses, outros pontos que podemos citar são:
- Redução de desperdício;
- Seu estoque entra em sintonia com a demanda;
- Geração de informação para equipe de compras;
- Logística otimizada;
Seu estoque é o coração da sua farmácia, por isso, uma boa gestão, bons produtos e nada faltando são pontos importantes para que você faça mais vendas e consiga deixar todos os seus clientes satisfeitos.
Para que você sempre ofereça o melhor aos seus clientes, nós oferecemos o melhor para você. Então, para não perder nada do que rola por aqui, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.