Como seu atendimento pode garantir mais clientes durante a crise
As vendas nas farmácias aumentaram devido à pandemia do Coronavírus. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) as vendas nas farmácias cresceram mais de 120% no ano de 2020.
Passamos da metade do ano de 2021 e as estimativas para esse ano continuam sendo promissoras. Uma pesquisa feita pelo Google Consumer Survey no Brasil, mostrou que 35% dos brasileiros estão cuidando mais da saúde e bem-estar. Estes cuidados refletem também no setor farmacêutico, pois há um crescimento no número de pacientes com doenças crônicas, mas também de cuidados preventivos como o consumo de suplementos vitamínicos.
Paulo Paiva, vice-presitende LATAM da Close-Up em entrevista para revista PanPharma ressaltou que o mercado está apresentando novas oportunidades. “O mercado segue evoluindo em todos os âmbitos. Vale ressaltar que o aumento da adesão do paciente aos tratamentos e alteração no mix são os grandes impactos da pandemia sobre a farmácia. É válido também lembrar que o consumidor tende a ir com menor frequência até a farmácias, isso faz com que os tickets médios aumentem”.
Com esse aumento na demanda, é preciso redobrar o cuidado para manter uma qualidade de alto nível no atendimento. Esse é um momento que traz a oportunidade de fidelizar novos clientes e manter os antigos bem assessorados.
Garanta um atendimento de excelência
Sabemos que precisamos manter uma distância dos consumidores, mas ela deve ser só física. Continue abordando os consumidores com cuidado, atenção e ouça quais são as suas necessidades.
Mostre-se interessado e mantenha-se informado sobre as notícias referentes a pandemia, assim você trará orientações relevantes e de qualidade para os seus clientes. Seja prático no atendimento e disponível para sanar dúvidas.
Com a instabilidade da crise, muitas pessoas vão precisar economizar para conseguir fechar a conta no final do mês, principalmente os pacientes crônicos, que precisam tomar seus medicamentos periodicamente. Ajude seu cliente nessa missão e ofereça o cadastro em programas de benefícios.
Você que é balconista, farmacêutico ou vendedor em farmácias é a linha de frente no combate ao coronavírus. É preciso manter a calma, estar bem-informado e transparecer segurança para os clientes. Cuidado para não alarmar seu paciente sem necessidade.
Veja algumas dicas de fontes confiáveis sobre a situação do coronavírus:
- https://coronavirus.saude.gov.br
- https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus
- https://covid.saude.gov.br
O Programa Mais Clientes já trouxe outras dicas sobre o papel da farmácia na crise causada pelo Coronavírus no blog. Confira!



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.