Como usar estratégias de pós-vendas para fidelizar pacientes crônicos na farmácia

Como usar estratégias de pós-vendas para fidelizar pacientes crônicos na farmácia

Quando você vai comprar um computador, geladeira ou televisão, é muito comum que procure por produtos que ofereçam garantia e assistência técnica. Esses são tipos de serviços que já são esperados para esse tipo de produtos, mas e quando estamos falando de medicamentos? Será que é possível usar estratégias de pós-vendas na farmácia?


Quando estamos falando dos produtos comercializados na farmácia, pode ser um conceito mais difícil de entender, mas muito importante no relacionamento com pacientes crônicos que participam de programas de fidelidade da indústria.

Ao vender um medicamento que faz parte de um desses programas, há uma enorme oportunidade de fazer com que esse paciente volte à sua loja para repor a caixinha e continuar o seu tratamento. Mas o que vai fazer esse cliente retornar especialmente para a sua farmácia?

É aí que podem entrar as estratégias de pós-vendas: para mostrar ao paciente que a sua farmácia realmente está disposta a contribuir para o tratamento dele.

Abaixo, veja algumas dicas e sugestões de como fazer isso:

Estabeleça contato com o paciente

Com tantas preocupações no dia a dia, lembrar que o medicamento está acabando e que é preciso comprá-lo novamente pode ser mais difícil do que parece. É muito comum que os pacientes acabem esquecendo, o que prejudica o tratamento. Que tal sugerir ao paciente que a sua farmácia faça esse lembrete? Com um simples controle de datas e o contato do cliente é possível organizar esse mecanismo via whatsapp, ligações ou até mesmo SMS.

Lembre-se que, com a nova LGPD, é preciso seguir algumas regras com relação aos dados dos seus clientes

Entenda o que o paciente precisa

Grande parte das doenças crônicas geram necessidades aos pacientes que vão além do medicamento prescrito pelo médico. Que tal entender essas necessidades e oferecer o que esse paciente precisa? Por exemplo, um umidificador de ar para quem sofre de asma, lancetas e agulhas para um paciente com diabetes ou até mesmo aferir a pressão de quem sofre de hipertensão.

Entre produtos e serviços, o que importa é que o paciente enxergue a sua farmácia como um parceiro que apoia o tratamento dele.

Ofereça informação confiável

Alguns programas de fidelidade da indústria já evoluíram muito e, hoje, oferecem muito mais do que descontos com portais informativos, conteúdos importantes e até mesmo prestação de serviços. Informe-se sobre eles e repasse isso ao paciente, mostrando todos os benefícios que ele pode ter ao se cadastrar em um desses programas. Pode ter certeza que você passará uma ótima impressão para seu cliente e também será muito bem visto pelas indústrias.

Em caso de algum problema, seja solícito

Problemas podem ocorrer e isso é normal. Caso o paciente procure a sua farmácia para tentar solucionar algum problema com relação ao seu medicamento e/ou tratamento, seja solícito e tente ajudar no que for possível. Mesmo que não possa resolver, vale a pena ter, em mãos, os contatos dos suportes que os programas oferecem para esses pacientes.

Quando realizadas de maneira correta, as estratégias de pós-vendas geram um ciclo de compras muito positivo, que traz benefícios como a fidelização do paciente e uma percepção de valor muito grande para a sua farmácia. Pode ter certeza de que você terá um lugar especial no coração e na cabeça tanto do paciente, quanto da indústria.

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.