Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas na farmácia

Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas na farmácia

Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, Twitter, Tik Tok e por aí vai... o número de redes sociais disponíveis é enorme e é difícil conhecer alguém que não tenha um perfil ativo em pelo menos uma delas.

Para se ter uma ideia, um levantamento realizado no início de 2021 em parceria pela Hootsuite e pelo We Are Social revelou que, em média, os brasileiros passam 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais.

Assim, as redes sociais acabam gerando muitas oportunidades para negócios e marcas que sabem utilizá-las de maneira estratégica tanto para se aproximar do seu público, quanto para conquistar novos clientes.

Apesar disso, o 1º Estudo Nacional sobre Transformação Digital no Varejo Farmacêutico, que realizamos no Programa Mais Clientes, revelou que uma parcela significativa das farmácias ainda não tem um perfil nas redes sociais e daquelas que já estão presentes nessas plataformas, mais de 25% ainda não acessa os perfis com frequência.

Se você está entre um desses grupos, saiba que pode estar perdendo de usar as redes sociais para aumentar as vendas da sua farmácia.

No texto de hoje, vamos trazer tudo o que você precisa saber para começar ou impulsionar sua presença nas redes sociais. Confira!

Criando um perfil empresarial nas redes sociais

Se você já tem um perfil pessoal no Facebook ou no Instagram e está pensando em aproveitá-los para começar a divulgar a sua farmácia, deixamos o alerta de que essa pode não ser uma boa ideia.

Assim como em qualquer outro aspecto, misturar o profissional com o pessoal nas redes sociais não é indicado. É exatamente por esse motivo que as redes sociais oferecem opções de criar perfis pessoais, indicado para pessoas físicas, ou perfis empresariais, indicados para empresas.

Essa diferenciação é importante não só para que o público identifique melhor o objetivo da página, mas também porque dentro dos perfis de negócios, as redes sociais podem oferecer recursos e ferramentas específicas que podem ser muito úteis para a criação de conteúdos diferenciados, para o direcionamento de público e para a análise dos resultados.

Quais temas abordar nos posts das redes sociais da farmácia?

Depois de criado o perfil, vem uma das maiores questões “o que postar nas redes sociais?”. Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é entender o público que você quer atingir e o que ele gostaria de ver no seu perfil.

Qual é a faixa etária, gênero e classe social? Quais são seus interesses, dúvidas e problemas que enfrenta?  A partir dessas respostas, você deve fazer o exercício de pensar como o seu conteúdo pode ajudar, seja por uma imagem, legenda de um post, uma mensagem particular etc.

Além disso, é importante entender o que funciona para cada tipo de rede social. No Facebook e no Instagram, por exemplo, cada usuário visualiza o conteúdo de acordo com o que mais acessa e interage.

Assim, nessas redes sociais vale a pena investir em publicações que conversem com o interesse do público da sua farmácia, com o objetivo de fazer com que os usuários curtam, comentem ou compartilhem e o conteúdo possa atingir cada vez mais pessoas.

Para o WhatsApp, a comunicação é muito mais direta e pessoal, portanto aproveite essa ferramenta para estar mais próximo dos seus clientes. Alguns exemplos de situações em que o “zap” pode ser útil são em datas comemorativas, aniversários e campanhas de prevenção e conscientização. Além disso, no caso dos pacientes cadastrados em PBMs – Programas de Benefício em Medicamentos das indústrias, que usam medicamentos contínuos, é possível enviar lembretes das condições disponíveis para ele e falar sobre a importância da continuidade do tratamento.

Entretanto, no caso do WhatsApp é importante ter cuidado, pois muitos clientes podem não se sentirem confortáveis com esse tipo de abordagem. Nesse caso, vale a pena revisar as normas da LGPD e conversar com o seu cliente antes de enviar qualquer comunicação.

É essencial ter em mente que nem sempre o que funciona em uma rede social, vai funcionar em outra. Uma dica geral, mas muito válida, é diversificar o formato e os temas dos seus conteúdos e ficar atento às tendências e atualizações. Durante a pandemia, por exemplo, vimos o número de lives crescer e novas redes sociais, como o Tik Tok, ganharem notoriedade. Essa diversidade traz mais possibilidades de consumo de conteúdo para o seu público, o que pode trazer mais visibilidade, autoridade e oportunidades de negócios.

Divulgação de medicamentos nas redes sociais: pode ou não?

Quando falamos de medicamentos, é muito importante lembrar que existem algumas normas a serem seguidas para a divulgação dos produtos comercializados, inclusive nas redes sociais.

Normalmente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e os produtos correlatos (perfumaria, maquiagens, higiene pessoal) podem ser divulgados sem grandes problemas. Mas fique ligado nos produtos tarjados e que exigem prescrição médica, pois as regras costumam ser mais restritivas.

Com qual frequência é preciso publicar nas redes sociais?

Para suas estratégias nas redes sociais terem resultados positivos, é preciso ter um pouco de planejamento e consistência no compartilhamento de conteúdos relevantes.

Vale a pena investir em um calendário sazonal, em que você mapeie datas relevantes para a farmácia e já distribua as postagens e comunicações de maneira adequada e inteligente.

Pode parecer trabalhoso, mas se você não tem muito tempo para cuidar das suas redes sociais criar um planejamento é um ótimo caminho para conseguir manter uma constância de posts e ir conquistando mais espaço nessas plataformas.

Dicas extras para prestar atenção

   Aposte em imagens que se destaquem e chamem atenção;

   Boas legendas complementam a imagem e devem induzir o usuário a realizar uma ação;   Vídeos têm ganhado cada vez mais espaço e evidência dentro das redes sociais;

  Conheça o perfil do seu público para produzir conteúdos relevantes;

  Fique de olho nas temáticas e assuntos que estão em alta e aproveite para pegar uma “carona”;

   Responda comentários e mensagens – sejam elas positivas ou negativas;

Acompanhe e analise os resultados, número de curtidas, comentários, seguidores etc.

Conclusão

Apostar nas redes sociais pode mudar o cenário de relacionamento com os seus clientes e ainda ajudar a aumentar as vendas na farmácia, mas é preciso dedicação.

Uma vez que essa for uma tarefa que já fizer parte do seu dia a dia, você e sua equipe vão pegar o jeito e será muito mais simples e até divertido de fazer.

Aproveite e siga o @programamaisclientes no Instagram para se inspirar, acompanhar novidades e começar o seu caminho nesse mundo digital.

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