Conheça quem são os pós-consumidores e saiba como atendê-los

Conheça quem são os pós-consumidores e saiba como atendê-los

A transformação digital traz inúmeras novidades às nossas vidas. Além das mudanças relacionadas à maneira como interagimos com nossos amigos e familiares, os novos meios de comunicação também mudam o modo como consumimos. Intimamente ligado à popularização dos smartphones e do acesso à internet, o pós-consumidor tornou-se figura chave dentro do planejamento estratégico das empresas. E na sua farmácia não é diferente.

Quem são os pós-consumidores?

Diferentemente de outros tipos de consumidores, os pós-consumidores não possuem uma faixa etária específica. Mais do que um estilo de vida restrito a um grupo específico de pessoas, eles são marcados por uma nova maneira de pensar. Devido a esta característica, qualquer pessoa pode apresentar os comportamentos de um pós-consumidor, desde você até os seus pais e filhos.

Com a facilidade de acesso às informações presentes na internet, cada vez mais é possível efetuar buscas rápidas e complexas usando apenas um aparelho celular. Essa mudança tecnológica criou consumidores altamente informados e acostumados a pesquisar preços e reputações de lojas, produtos e serviços. Além de compartilhar suas próprias experiências de compra, o pós-consumidor busca como estão as avaliações postadas por outros internautas.

Por estarem muito acostumados com a velocidade da vida digital, os pós-consumidores valorizam empresas proativas. Para eles, a experiência de compra ideal acontece quando a empresa consegue se antecipar às suas vontades, suprindo-as antes mesmo de essas vontades se tornarem demanda.

O pós-consumidor também está engajado nas pautas relacionadas à preservação do meio-ambiente e à qualidade de vida de todos os segmentos da sociedade. Nesse aspecto, estão a defesa das igualdades e o interesse de se afastar dos modelos tradicionais de vida urbana, como a diminuição do ritmo de consumo e trabalho. Por esses comportamentos estarem no centro de suas identidades, os pós-consumidores tendem a valorizar empresas que se alinham aos seus valores pessoais.

Como faço para atender os pós-consumidores?

Adequar o seu modelo de negócio para suprir as necessidades dos pós-consumidores pode ser um desafio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você otimizar a fidelização e a satisfação de seus clientes.

  1. Entenda quais são as vontades do seu cliente

Como mencionamos, o pós-consumidor busca desembolsar suas economias com empresas que atendem às suas vontades. Para tornar a experiência de compra mais prazerosa, procure descobrir quais são as necessidades dos seus consumidores, assim como suas dores e desejos. Ao entender como se dá a jornada do cliente e saber quais são suas tendências, você poderá otimizar os processos e estar sempre um passo à frente da tomada de decisão.

  1. Estabeleça uma comunicação direta e eficiente com o consumidor
Para os novos consumidores, a maneira como se dá o relacionamento entre eles e a empresa é peça chave durante o processo de compra. Esteja presente nas redes sociais e busque engajar seus clientes por meio de conteúdos que respondam às suas perguntas. É fundamental oferecer uma comunicação rápida e eficiente, pois qualquer obstáculo nesta etapa pode se transformar em uma venda perdida.

  1. Ofereça uma experiência de compra livre de burocracias
Com a vida se tornando cada vez mais rápida e repleta de compromissos, é muito importante oferecer um processo de compra livre de complicações. Para isso, é essencial eliminar todos os pontos que demandem esforços por parte do cliente, atitude que impacta diretamente na fluidez do atendimento e na facilidade das relações.

  1. Seja transparente
Oferecer um atendimento transparente, atencioso e pautado na verdade é essencial para ganhar credibilidade. Além disso, os pós-consumidores estão, cada vez mais, em busca de informações sobre os produtos e as empresas de seu interesse. Por conta deste comportamento, eles se tornam clientes empoderados e à prova de meias-verdades.

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