Dicas para atender um paciente crônico na farmácia
No Brasil, 52% das pessoas de 18 anos ou mais informaram que receberam diagnóstico de pelo menos uma doença crônica em 2019.
No cenário do varejo farmacêutico, isso quer dizer que esses brasileiros recorreram a uma farmácia em busca do medicamento para tratamento e controle da doença e saber como atender esse paciente é essencial para a sua farmácia.
O paciente crônico é aquele que faz uso recorrente de medicamentos e tem um tratamento longo que, geralmente, o acompanhará por toda a vida. Isso quer dizer que todo mês ele precisará ir até a farmácia para comprar os remédios que fazem parte da sua receita.
Isso faz com que a presença desse paciente na sua farmácia seja muito valiosa. Oferecer um atendimento diferenciado para clientes que têm doenças crônicas fará com que eles voltem à sua loja e resultará em uma diferença extremamente positiva nos seus resultados.
Por isso, preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a conquistar esse cliente!
Ofereça conhecimento
É muito comum que o paciente chegue na farmácia ainda com dúvidas em relação aos medicamentos receitados pelos médicos. Com qual frequência ele deve tomar aquele remédio? Qual é o objetivo? Qual é a dosagem correta? Oriente o paciente e ajude-o a entender a sua doença e o tratamento que ele está seguindo.
Fique atento aos poli medicados
Geralmente, o receituário de um cliente com doença crônica terá mais de um medicamento indicado. Por esse motivo, preste atenção nas possíveis interações entre os diferentes remédios e explique-a e direcione a utilização correta.
Aposte nos Programas de Benefícios em Medicamentos
Grande parte dos medicamentos de uso contínuo fazem parte dos Programas de Benefícios em Medicamentos. Não deixe de informar isso ao seu cliente e deixá-lo ainda mais satisfeito. Afinal, descontos são sempre bem-vindos, não é?E os programas oferecem muito mais do que preços mais baixos, conheça mais sobre esses benefícios.
Invista no relacionamento
Quando o paciente crônico passa a comprar sempre na sua farmácia, surge a oportunidade de estabelecer uma relação mais próxima com ele. Isso permite um acompanhamento do progresso desse cliente no tratamento e gera mais confiança, abrindo portas para uma relação mais próxima.
Incentive a continuidade do tratamento
Ao sentir a melhora, é muito comum que as pessoas achem que estão curadas. Mostre a importância do comprometimento do próprio paciente com o tratamento e porque o abandono do tratamento sem o acompanhamento de um médico pode ser um risco à saúde.O atendimento é um fator de extrema importância para garantir o sucesso da sua farmácia. Utilizando essas dicas você vai tirar muito mais proveito do seu acesso direto ao público, irá fidelizar mais clientes e estabelecerá uma relação que traz benefícios tanto para o seu negócio, quanto para a saúde da população.



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.