Diferenças entre PBM e convênio de farmácias
É muito comum ter dúvidas sobre os PBMs e os convênios de farmácia no varejo farmacêutico.
Os dois modelos de programa de acesso a benefícios visam oferecer ao acesso mais facilitado ao público para sua saúde e bem-estar. No entanto, cada um tem suas particularidades.
Compreender a diferença entre PBM e convênio de farmácia é extremamente importante, pois tratam-se de modelos com profundas diferenças operacionais, logísticas, mercadológicas e financeiras.
Não se preocupe! Ao longo desse texto você vai entender um pouco mais como funcionam esses dois modelos de programas de acesso, suas diferenças, a evolução dessas ferramentas ao longo do tempo e como elas podem contribuir para você se destacar para obter ótimos resultados em sua farmácia. Vamos lá!
O que é Programa de Benefício em medicamento?
O Programa de Benefício em Medicamento (PBM) é um programa que oferece a facilidade de acesso e o gerenciamento do apoio aos pacientes portadores de doenças crônicas ou sob tratamentos pós operatórios, doenças raras e doenças que exigem um acompanhamento mais próximo ao paciente.Aqui no Brasil, o PBM se tornou uma das principais estratégias da indústria farmacêutica. O objetivo é oferecer apoio, serviços e condições facilitadas na compra de medicamentos de uso crônico. Estima-se que atualmente mais de 3.000 medicamentos participem destes programas. A lista completa cobre 80% dos tratamentos a nível ambulatorial.
O PBM surgiu no mercado norte-americano em meados dos anos 1980 e estima-se que já tenha beneficiado cerca de 200 milhões de pessoas.
Já no Brasil, esse tipo de programa começou a aparecer na década de 1990 e ao longo dos anos adequou-se ao modelo de sistema de saúde brasileiro. Operadoras e planos de saúde também entraram nesse mercado, adotando um rol de medicamentos de diversas patologias com descontos aos beneficiários.
Os PBMs, no Brasil, oferecem um conjunto de serviços que visa ajudar pacientes com patologias crônicas a gerenciar sua condição para que ele possa melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Nesse sentido, o aspecto econômico (desconto) é muito importante, mas não único.
Uma característica deste modelo é que grande parte do investimento para o acesso ao tratamento, oferecido ao paciente, é subsidiado pela indústria, via reposição logística da mercadoria, através de seus distribuidores. Outro componente importante deste modelo, é que a força de geração de demanda é realizada pela indústria em parceria com os prescritores.
Em outras palavras, os programas de pacientes levam as pessoas a sua farmácia com uma decisão de compra formada e com baixo investimento por parte do varejo.
Neste caso, o papel da farmácia não se limita apenas e vender, mas prestar o serviço de apoio ao paciente, desde orientações básicas sobre o programa que o apoia, há orientações relacionadas ao seu tratamento e que fazem parte da assistência farmacêutica.
Estima-se que, hoje, existem certa de 45 programas de pacientes em atividade no Brasil.
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O que são os convênios de farmácia?
Os convênios de farmácias podem parecer semelhantes, mas não são. Trata-se de um grande mercado num país como o Brasil com cerca de 30 milhões de trabalhadores com carteira assinada.O convênio farmácia ou convênio medicamento, em geral, faz parte da política de recursos humanos das empresas, criando como benefícios a seus colaboradores, a compra de medicamentos na farmácia, sem a necessidade do pagamento. A compra é deduzida no seu holerite na data de pagamento.
As empresas realizam um contrato com a empresa administradora do convênio, que por sua vez, gerencia uma rede credenciada de farmácias, integrando o processo de compra e ressarcindo a farmácia, na medida do recebimento dos seus contratantes.
Ao longo dos anos o modelo acabou se evoluindo, e foram criadas “listas de medicamentos” para os conveniados do benefício-farmácia, fruto de parcerias comerciais que algumas farmacêuticas.
No modelo de convênio de farmácia tradicional, essa parceria comercial é feita pela farmácia e os empreendimentos locais, permite que colaboradores tenham alguns benefícios como descontos na compra de produtos.
A grande diferença deste modelo de acesso, em relação a PBM é o perfil da população assistida. Como você viu anteriormente, enquanto a PBM traz um público específico e portador de uma patologia, o convênio-farmácia traz um trabalhador, não necessariamente portador de uma doença crônica, mas que pode demandar a compra de medicamentos de uso agudo, medicamentos isentos de prescrição e produtos de higiene e bem-estar.
Existem diversos modelos de convênio de farmácia e tudo dependerá do que é acordado entre a farmácia e a empresa, que podem adotar características específicas como definição de um limite de compra para cada colaborador, porcentagens de descontos oferecidos pela farmácia para cada tipo de produtos, etc.
Vale ressaltar que o convênio de farmácias foi um dos que mais cresceu no mercado nos últimos anos. Em sua maioria, essa opção foi adotada por pequenas e médias farmácias, que buscam essa estratégia para se destacar frente às grandes redes farmacêuticas. Outro fator diferente é o modelo financeiro.
No PBM, o paciente pagará a transação no ato da compra. Em geral, no convênio farmácia o ciclo do recebimento é mais longo e requer um bom gerenciamento do fluxo de caixa da farmácia.
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A diferença entre os modelos de programas de desconto
Ao longo do texto, apresentamos dois tipos diferentes de programas de acesso que as farmácias brasileiras participam ativamente.Cada modelo possui suas particularidades. Vale ressaltar, não existe um programa melhor que o outros, pois ambos atraem públicos diferentes para dentro da farmácia e ambos são essenciais para o bom resultado da farmácia, fluxo de clientes e prestação de serviços.
É importante saber a diferença entre cada um desses modelos e qual impacto oferecem na gestão financeira, fluxo de caixa, treinamento de seus colaboradores e mix ideal.
Com o apoio do Programa Mais Clientes você consegue administrar melhor os programas de apoio ao paciente da indústria que a sua farmácia participa para melhorar o seu desempenho, fidelizar e conquistar mais clientes.
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