Fim de ano: dê uma atenção especial para sua loja
Fim de ano, festas, viagens, férias, verão... ?? é muita coisa para pensar e organizar!
Tudo isso pode mudar a rotina da sua loja e, dependendo da localização da sua farmácia, pode ser que o fluxo de clientes aumente muito durante esse período.
Se a sua loja pertence a uma região turística e que você sabe que LOTA durante esse período, é importante começar a investir em alguns aspectos que vão ajudar sua loja a vender bem.
Mesmo que sua loja não esteja em uma região turística, também precisa investir em vários aspectos, porque, querendo ou não, você terá mais vendas nesse período.
Partiu?
Os programas de laboratório
Primeiro de tudo: a sua equipe precisa apresentar para todos os clientes, sendo pacientes cadastrados ou não, se não for é potencial cliente de adesão. Treinar sua equipe para estarem aptos na hora de atender os clientes pelos programas de laboratório é muito importante.
Mas não para por aí, o atendimento é totalmente prioridade. Então o treinamento precisa ir além. Com um fluxo mais alto de pessoas, é comum que sua equipe fique cansada, mas é importante que a qualidade do atendimento não seja perdida, mesmo sendo puxado.
Investir nas divulgações dos programas por meio de banners, já que muitos pacientes precisam comprar seus medicamentos de uso contínuo e, em outra cidade, eles não conseguem saber quais farmácias têm o programa em que ele é cadastrado. Por isso, divulgar que a sua tem é um ponto positivo para suas vendas!
As comemorações e confraternizações, geralmente realizadas no final de ano, podem romper a rotina de tratamento de muitas pessoas e ainda ocasionar o esquecimento dos medicamentos quando a pessoa viaja, deixando-os em casa.
Esse esquecimento pode gerar a compra do medicamento em uma quantidade maior. Então, já invista no abastecimento das suas prateleiras.
Além disso, oriente-o sobre outras regras de compras dos programas da indústria, já que muitos permitem a compra de mais caixas com mais desconto. Assim, seu cliente não precisa se preocupar até o fim da viagem e ainda consegue um ótimo precinho.
O verão e férias
O verão é uma das estações mais esperadas do ano, entre os principais motivos, é o fato de sempre cair em época de férias.
Para muitas pessoas, essa é a estação perfeita para curtir muito, pegando aquele sol na praia ou piscina, fazendo atividades e passeios ao ar livre, além de ser a época do ano em que os consumidores estão mais dispostos a cuidar tanto da saúde quanto da beleza.
É no verão que as pessoas tendem a expor mais o corpo e se preocuparem mais com a beleza e a boa forma, consumindo itens relacionados a essa área. Mas não são somente esses produtos que fazem sucesso com os consumidores.
Vale lembrar, que os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), como analgésicos, antitérmicos, ou aqueles para náuseas, vômitos, diarreias e resfriados também são muito procurados no verão.
Além disso, produtos para crianças, protetor solar e labial, hidratantes, bronzeadores, pós-sol e produtos de higiene também tem uma boa venda e precisam estar em destaque, já que seu cliente pode precisar de mais produtos do que levou para a viagem.
Dá aquela investida em um mix de produtos diversificados e abuse das pontas de gôndolas, dos cestos promocionais e do checkout, atraindo o seu público para estes itens.
A sazonalidade também é uma oportunidade de fazer vendas agregadas e atrair público para os programas de apoio ao paciente. Já falamos das pessoas que procuram antecipar suas compras, mas não podemos esquecer das eventualidades. É nessa hora que pode surgir uma nova clientela.
Fique atento a curva de reposição para não deixar faltar aqueles produtos que costumam ter uma alta procura nessa época do ano.
Para falar do verão ou de sazonalidades não podemos esquecer de citar as vendas agregadas, pois essa é a melhor época para fazer esse tipo de venda.
Sua loja precisa se comunicar com o seu cliente. Ele precisa perceber, que dentro do seu ponto de venda, o verão chegou e que sua loja é o melhor lugar para ele se preparar para a viagem e curtir os momentos de lazer da temporada sem preocupações.
Por isso, é importante despertar o interesse do seu cliente oferecendo preços atrativos, boas soluções, promoções, brindes e exposição correta.
Lembre-se das vendas desse mesmo período dos anos anteriores para ter uma base das categorias que vendem mais, analise os novos produtos e até alguma tendência do ano para compor o seu mix de produtos. Assim, você evita o acúmulo de produtos e a ruptura.
As festas de fim de ano
Os possíveis exageros nas comemorações de final de ano durante as confraternizações, acidentes e perrengues das viagens de férias podem fazer com que as pessoas procurem mais por antiácidos, medicamentos para o fígado e estômago em geral e até mesmo isotônicos, por exemplo. Pense nisso e não deixe o essencial faltar.
Não esqueça que sempre fica aquela lembrancinha para última hora, então produtos na área de perfumaria, higiene e beleza precisam estar visíveis para os atrasados de plantão.
Coloque essas dicas em prática e aproveite o período de férias para dar uma turbinada no faturamento da sua farmácia e iniciar 2020 com o pé direito!



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