Indicadores de desempenho para a farmácia: entenda e otimize seus resultados

Indicadores de desempenho para a farmácia: entenda e otimize seus resultados

Neste artigo, você vai entender o que são indicadores de desempenho para farmácia e como utilizá-los para tomar decisões efetivas no seu ponto de venda, trazendo maiores lucros. Tudo isso de forma bem simples. Vamos lá?

O que é, para que serve e qual é a importância de um indicador de desempenho?

Pense em indicador de desempenho como um termômetro. Ele mede numericamente o quanto algum objetivo estabelecido está sendo alcançado. Por exemplo, o grau de satisfação dos clientes da sua farmácia pode ser um indicador de desempenho.

Para ficar mais claro, imagine que você rodou uma pesquisa simples e manual com seus clientes e descobriu que o nível de satisfação, atualmente, é de 6 (numa escala de 0 a 10). Tendo esse dado, você pode traçar como meta chegar no nível de satisfação 10 e, para conseguir alcançar esse objetivo, você traça um plano.

Aí está a importância do indicador de desempenho: ele te orienta a partir de métricas (números), permite que você tenha uma visão mais ampla e tome decisões de negócio mais lucrativas para sua farmácia.

Principais indicadores de desempenho para sua farmácia

Existem diversos indicadores de desempenho para farmácia, mas você não precisa acompanhar detalhadamente todos eles. A lógica aqui é selecionar os que vão te ajudar a traçar uma rota rumo ao crescimento do seu negócio.

Aos indicadores de desempenho que você escolhe acompanhar para conferir se uma determinada meta está sendo cumprida ou não, damos o nome de indicador de desempenho chave que, em inglês, é Key Performance Indicator (KPI).

São os KPIs que nos interessam, pois são os principais indicadores de sucesso e fracasso de alguma ação. Vamos à alguns exemplos?

  1. Ticket médio
Ticket médio é o valor médio que um cliente gasta em seu ponto de venda a cada compra. É calculado da seguinte forma: valor total de vendas / número de clientes. Você pode avaliar essa métrica mensalmente. Se ela estiver baixa, você pode tomar ações para reverter isso, como exposições de gôndolas mais atrativas perto do caixa, destaque para promoções e descontos, vendas por PBMs, entre outras.

  1. Margem de lucro
Este indicador vai mostrar se sua farmácia está lucrando ou não. Muitas vezes, o lucro pode até estar rolando, mas está sem fluxo de caixa. Sabendo disso, fica mais simples tomar ações para mudar esse cenário, por exemplo, cortar gastos.

  1. Perda de vendas
Se este indicador mostra que a perda de vendas está muito alta, você pode investigar o motivo para resolver isso: será ruptura de estoque? Mal atendimento? Programas em falta? Perceba que, conhecendo o indicador, medidas preventivas são possíveis e mais fáceis de serem tomadas.

Indicadores de desempenho PBM

Para manter sua farmácia competitiva, você já faz uso dos PBMs para fidelizar clientes e obter descontos, mas você sabe analisar o retorno que eles trazem?

Os indicadores de desempenho do Programa Mais Clientes mostram quais programas estão se saindo bem, quais precisam melhorar e por aí vai. Dessa maneira, você pode tomar ações certeiras, com base em dados. Por exemplo, se um programa não está indo muito bem, você encontra aqui mesmo no blog, como identificar o erro e solucioná-lo.

Vamos ver onde achar esses indicadores aqui no site?

  • No menu “Meus Programas”: você vai bater o olho e ver os seguintes indicadores:
? Quais Programas estão ativos na sua farmácia

? Programas recém liberados que você pode aderir

? Quais Programas cresceram mais de 15% comparado ao mês anterior

? Alerta sobre Programas que não tiveram venda nenhuma em um período de 90 dias

? Alerta sobre Programas tiveram queda de 15% comparado ao mês anterior

Damos os caminhos para solucionar este alerta com as dicas ou você pode, de acordo com sua modalidade contratada, ter uma consulta personalizada para ajudar a construir um Plano de Ação para aumentar resultados desses PBMs que estão em baixa.

  • Menu “De olho nas vendas”: você encontrará análises sobre sua farmácia vs seus concorrentes:
? Como está a participação da sua farmácia em relação aos concorrentes – aumentou, diminuiu ou permanece a mesma?

? Porcentagem de crescimento ou queda da sua farmácia em relação ao mês anterior.

? Status do panorama de vendas – está na média, abaixo ou acima dos concorrentes?

Essas análises também são baseadas nos PBMs ativos e são feitas levando em conta a variação das vendas em farmácias do mesmo porte que a sua, o que ajuda a tornar tudo muito preciso.

Agora que você entendeu a importância dos Indicadores de desempenho para fazer sua farmácia alcançar os objetivos que você tanto deseja, não deixe de utilizá-los no dia a dia! Fará uma grande diferença em seus resultados.

Não perca as novidades postadas aqui e em nossas redes sociais, sempre estamos trabalhando para te trazer soluções simples e eficazes.

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.