Layout da loja é determinante para as vendas
Você já parou para pensar em como o layout da sua farmácia pode influenciar o cliente no momento da compra? Pode parecer besteira, mas uma estratégia de layout bem-feita leva em consideração aspectos que vão muito além da estética e pode fazer a diferença para atrair e aumentar o fluxo de clientes, além de contribuir para um ticket médio mais alto.
O principal objetivo de otimizar a distribuição dos produtos e mobiliários da farmácia é melhorar a experiência do consumidor no momento das compras e conduzir o percurso que ele fará dentro da loja de maneira mais inteligente.
Layout que funciona
É interessante pensar em um modelo em que o caixa esteja no lado oposto a entrada da loja e os medicamentos estejam posicionados ao fundo. Assim, o cliente é “obrigado” a passar por toda a loja e pode acabar vendo outros produtos que deseja, aumentando o número de itens da cesta.
A altura das gôndolas também deve ser um ponto de atenção. Elas devem ter uma altura média para que não cubram a visão de quem está realizando as compras, permitido uma visão completa da loja e a possível visualização de produtos de interesse.
As categorias que, geralmente, são mais rentáveis para a farmácia também merecem mais atenção. Veja algumas dicas de como organizar um layout mais estratégico na sua loja:
Dê mais visibilidade aos produtos principais
Com certeza você tem um “hall da fama” de produtos na sua farmácia. São aqueles que nunca podem estar em falta no estoque, têm mais saída ou uma margem de lucro mais alta. Procure colocar esses produtos em destaque, próximo aos pontos de maior circulação ou até mesmo em uma seção especial da loja.
Aproveite os espaços próximos aos caixas
Já ouviu falar em compras por impulso? São decisões rápidas de compra estimuladas por um forte apelo que pode ou não ser promocional. Use desse comportamento e coloque produtos atraentes e de fácil conversão perto do caixa.
Alguns exemplos são analgésicos, pastilhas, antiácidos, barras de cereais, itens de higiene e beleza e até mesmo guloseimas como chocolates e balas.
Use a lógica para organizar os produtos
Os produtos precisam ser disponibilizados na drogaria de forma lógica, ou seja, em locais estratégicos e organizados, para que os clientes saibam onde encontrar o que desejam.
O ideal é que a farmácia seja dividida em setores que facilitam que as pessoas encontrem o que desejam comprar de maneira mais intuitiva.
Toda essa preocupação com o layout da farmácia tem um único objetivo: facilitar a experiência de compra do cliente, criando um circuito de compra ideal para o aumento do tíquete médio.
Use essas dicas e continue acompanhando nossos conteúdos para garantir mais vendas, clientes e sucesso para a sua farmácia.



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.