Não dê folga aos tratamentos nas férias

Não dê folga aos tratamentos nas férias

Durante as festas de final de ano, muitos pacientes abandonam os cuidados com a saúde. No entanto, ainda que esse seja um período de viagens e descanso, é fundamental orientá-los a manter tratamento nas férias para evitar o agravamento de seus quadro, especialmente caso sejam portadores de doença crônica.   

Tratamento de doenças crônicas

Segundo o Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais características das doenças crônicas, são:

  • permanência;
  • alterações patológicas irreversíveis;
  • desenvolvimento de deficiências ou incapacidades;
  • necessidade de longos períodos de cuidados, supervisão e observação.
Já o CDC (Centers for Disease Prevention and Control), as define como “condições que não possuem cura e, uma vez adquiridas, duram 3 meses ou mais”.

De forma geral, as doenças crônicas têm início lento, longo período de duração e, na maioria dos casos, não possuem apenas uma causa, mas sim várias.

E, sejam elas silenciosas ou sintomáticas, podem oferecer riscos e comprometer a qualidade de vida do paciente.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, 71% das mortes em todo o mundo são decorrentes de doenças desse grupo. No entanto, com o tratamento adequado, completo e contínuo, é possível ter uma vida normal.

Como grande parte das doenças crônicas está relacionada a idade, maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse, os cuidados vão além de medicamentos. Mudanças de hábitos e dietas controladas, por exemplo, são fundamentais para o processo.

Além disso, o acompanhamento de especialistas, como fisioterapeutas, nutricionistas, cardiologistas, pneumologistas, alergologistas, reumatologistas, oncologistas, entre outros, a depender da doença em questão, é indispensável.

Tratamentos alternativos, como acupuntura, massagens, hidroterapia, etc., também podem ajudar a proporcionar mais conforto, sendo alternativas complementares ao tratamento.

A importância de dar continuidade ao tratamento nas férias
A eficácia de qualquer tratamento só é possível se houver continuidade. Para o controle efetivo de uma doença, sobretudo em caso de patologias crônicas, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações médicas.

Por esse motivo, o oriente a não remarcar consultas ou procedimentos, ainda que estes coincidam com um período de folga. Ressalte que a saúde deve ser priorizada e fale sobre os malefícios causados pelo abandono do tratamento, mesmo que seja temporário.

Em caso de viagens, recomende que o paciente busque orientação médica quanto aos cuidados que devem ser tomados quanto à alimentação, doses de medicamentos e o que mais for necessário para que evitar possíveis problemas relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas ou à dieta, por exemplo.

Afinal, o final do ano é repleto de confraternizações que envolvem bastante comida e muitas bebidas, que podem ser prejudiciais se consumidas em excesso ou, dependendo do problema do paciente, devem ser totalmente evitadas.

Durante a conversa, seja sempre solícito, atencioso, compreensivo e use palavras de fácil entendimento. Demonstre interesse e empatia, mas seja assertivo quanto às orientações. Tenha em mente que as escolhas são individuais, mas, independentemente disso, o que importa é que seu papel está sendo cumprido.

Por fim, apresente aos pacientes o Programa Se Cuida, que que estimula o bem-estar e oferece suporte para o tratamento e a manutenção de bons hábitos com responsabilidade. Assim, eles terão mais consciência de suas próprias necessidades e entenderão a importância de buscar por saúde, cuidado e bem-estar.

PP-PCU-BRA-0897/out-2021  

Fontes:

https://news.un.org/pt/story/2020/12/1735642

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_recomendacoes_cuidado_doencas_cronicas.pdf

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/tratamento-de-doencas-cronicas-durante-pandemia-de-coronavirus

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.