Ofereça serviços na sua farmácia e aumente seus resultados
Já falamos muito aqui no blog sobre o que os pacientes esperam de você, mas você já parou para pensar em o que eles esperam da sua farmácia?
Os serviços farmacêuticos podem ser uma opção para aumentar as opções disponíveis para os clientes e ainda aumentar o faturamento da sua loja.
Esse tipo de atividade é interessante, especialmente quando falamos de pacientes cadastrados em programas da indústria que, geralmente, têm condições crônicas e exigem acompanhamento como o diabetes, pressão alta e colesterol, por exemplo.
A legislação anterior definia farmácias e drogarias como estabelecimentos que dispensavam e comercializavam medicamentos e drogas. Com a nova lei (Lei 13.021, de 2014), sua farmácia pode se tornar uma unidade de prestação de serviços voltados para a saúde dos seus clientes.
Esse tipo de serviço ainda é uma oportunidade a ser no mercado e, com certeza, será um diferencial que fidelizará mais clientes na sua farmácia.
Veja alguns exemplos de serviços farmacêuticos:
- Perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos;
- Medição de pressão arterial;
- Medição de colesterol, HDL, LDL e Triglicerídeos;
- Medição de glicemia;
- Medição de temperatura;
- Balança de bioimpedância;
- Aplicação de medicamentos injetáveis simples;
- Curativos simples;
Como começar a oferecer serviços farmacêuticos?
- O ambiente em que os serviços serão realizados deve ser específico apenas para essa finalidade. Ou seja, deve ser separado daquele em que as vendas são realizadas e distante da circulação de pessoas;
- Outra característica importante desse espaço é que deve garantir privacidade e conforto para os usuários, além de ter um banheiro higienizado, com materiais descartáveis e de acordo com as normas estabelecidas;
- Essas atividades só podem ser realizadas pelo farmacêutico ou profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia;
- Indique os serviços prestados no licenciamento do seu estabelecimento e solicite a inclusão dos serviços ao órgão de vigilância sanitária;
- Tenha um procedimento operacional que descreva como deve ser feita a realização de cada um dos serviços.
- Fique ligado! Após a prestação do serviço farmacêutico deve ser entregue ao usuário a Declaração de Serviço Farmacêutico.
Verifique todas as exigências para iniciar a prestação de serviços farmacêuticos e aproveite essa oportunidade para conquistar e fidelizar ainda mais clientes para a sua farmácia!



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.