Os benefícios de vender pelo programa da indústria
Mais do que descontos, os programas oferecem oportunidades de fidelização de pacientes de estreitamento de relações entre indústria, varejo e consumidor final.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o gasto com medicamentos é a primeira despesa em saúde das famílias brasileiras. E, se alguns gastos podem ser cortados do orçamento, o medicamento não se encaixa nessa lista.
Em um cenário de crise econômica, os programas da indústria se tornam uma ferramenta de extrema importância para continuar vendendo e garantindo o tratamento dos pacientes, trazendo vantagens para toda a cadeia do mercado. Isso porque, mais do que oferecer desconto, esses programas são verdadeiras ferramentas de relacionamento e fidelização de clientes.
Por que os programas da indústria podem te ajudar a fidelizar clientes na sua farmácia?
O paciente que utiliza os descontos oferecidos pelos programas da indústria tem uma patologia crônica, ou seja, realiza um tratamento que exige um uso contínuo do medicamento. Isso quer dizer que esse paciente estará na farmácia todo mês para se reabastecer.
A pesquisa Gastos dos Brasileiros com Saúde apontou, em 2018, que mais de um quarto da população faz uso de medicamentos contínuos ou periódicos. Entre eles, o gasto médio é de R$ 138,32 por mês, sendo que este valor aumenta para R$ 194,97 entre pessoas acima dos 55 anos de idade.
Já imaginou ter clientes como esses visitando a sua loja todo mês?
Os programas da indústria são uma ferramenta de extrema importância para prestar um atendimento de excelência e garantir que esse paciente volte. Uma vez que a farmácia oferece o desconto do programa que vai, de fato, fazer com que o preço do produto caia, o cliente percebe que ali ele terá acesso às melhores condições e oportunidades e vai ser sempre bem tratado. Além de entender que ela tem parcerias com as principais indústrias do Brasil, então ele vai sempre voltar a comprar naquela farmácia.
E como tudo isso pode contribuir para aumentar suas vendas?
Além de comprar sempre, por ser um paciente crônico ele está acostumado a pagar o preço cheio e, provavelmente, já tem esse valor separado para os gastos na farmácia. Por isso, quando ele compra pelo programa e paga mais barato, é muito provável que o restante do dinheiro seja deixado em outros produtos.
Cada vez mais, as farmácias estão expandindo as categorias de produtos oferecidos, com sessões de dermocosméticos, autosserviço e produtos de bem-estar. O medicamento do programa pode servir como uma isca para vender essas outras categorias que complementam a cesta e gerar mais fluxo na sua farmácia.
Benefícios para todo mundo?
Sim! Os programas da indústria oferecem benefícios e geram oportunidades para toda a cadeia do mercado. Dá uma olhada:
Para a indústria:
A indústria tem a sua marca mais lembrada e reconhecida pelos pacientes, que permanecem no tratamento por mais tempo, preenchendo a principal missão de cuidar das pessoas.
Para o paciente:
O paciente tem acesso a descontos, conteúdos, lembretes para tomar seu comprimido e outros diversos serviços prestados pelos programas que geram mais acesso e utilização de todas as ferramentas que podem contribuir para o tratamento dele.
Para as farmácias:
O varejo pode oferecer descontos e um atendimento melhor para o consumidor. Assim, ele fideliza, retém, ganha novos clientes, além de aumentar suas vendas.
Venda mais pelos programas da indústria, acompanhe o seu progresso no portal do Programa Mais Clientes e continue acompanhando o nosso blog. Assim você terá acesso a informações e orientações úteis sobre como sua farmácia pode obter ótimos resultados nos programas bem como indicadores que te auxiliam na gestão.



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.