Os erros mais comuns dos gestores de farmácias

Os erros mais comuns dos gestores de farmácias

Se você é proprietário ou gestor de umfarmáciapreste atenção no texto dessa semana pois com certeza é um assunto muito relevante para você. Vamos falar sobre os erros mais comuns na gestão de uma farmácia. Se você deseja aumentar suas vendas, ter mais lucro e alcançar seus objetivos com mais velocidadeter uma boa gestão pode, sem dúvidas, ser muito vantajoso.  

Saiba quais os erros mais comuns na gestão da farmácia e como evitá-los! 

Atendimento 

É um grande erro dos gestores subestimarem o poder de um bom atendimento. O atendimento ainda é a alma do negócio, pois a concorrência é muito grande entre as farmácias e tode qualquer detalhe fará diferença no momento de fidelizar os pacientesPreste atenção nessa pequena lista e saiba como melhorar desempenho do seu atendimento! 

  • Os atendentes precisam tratar os clientes com muita atenção; 
  • Agilidade durante todo o processo de compra; 
  • Paciência com clientes que precisam de um cuidado extra, por exemplo, idosos e pacientes crônicos; 
  • Demonstrar conhecimento na área e sanar as dúvidas dos pacientes. 

Gestão do estoque 

Deixar de suprir a necessidade do seu cliente devido a um erro de estoque é inaceitável para farmácias que visam a fidelização dos pacientes. Uma boa gestão de estoque pode evitar este e muitos outros problemas na farmácia, mas por onde começar? Precisamos nopreocupar com qualidade dos nossos fornecedores, a reposição rápida e eficaz dos produtos e em suprir a demanda dos consumidores.  

Quer evitar erros na gestão do estoque? Confira algumas dicas: 

  • Saiba quais produtos são de alto e baixo giro e sempre leve em conta a sazonalidade na hora de realizar a reposição; 
  • Faça um bom inventário. O inventário é uma ferramenta de gestão que auxilia os gestores a controlarem o nível do estoque dos produtos, desse modo você saberá o que tem e o que não tem no seu estoque.   

Contabilidade 

É muito comum no nosso setor que as farmácias não tenham um responsável competente que cuide da contabilidade do estabelecimento. Se esse for o seu caso, entendpor que isso é um erro! 

Contabilidade vai além de colocar os números em uma planilha e se preocupar com os impostos. Se você tem como objetivo atingir um determinado retorno, é preciso traçar um planejamento contábil que categorize adequadamente todas as despesas e analisar o peso de cada categoria sobre o seu faturamento. Assim, é possível planejar o resultado financeiro a ser atingido. Um profissional adequado facilitará muito a farmácia a atingir os seus objetivos.  

Seguindo essas dicas a gestão da sua farmácia ficará muito mais efetiva. Acompanhe o Mais Clientes também nas redes sociais para ter dicas rápidas para o seu dia a dia! 

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.