Outubro Rosa: a importância da sua farmácia no tratamento do câncer de mama

Outubro Rosa: a importância da sua farmácia no tratamento do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa é totalmente focada em conscientizar e prevenir o câncer de mama. De acordo com Instituto Nacional de Câncer, para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país.  

É por esse motivo que sua farmácia é tão importante para ajudar a comunidade a entender melhor essa data e cuidarem melhor de si.  

Não sabe qual a importância da sua loja nessa campanha? A gente te conta! ?? 

Ações na farmácia para o Outubro Rosa 

Existem muitas maneiras para sua farmácia ajudar a promover ainda mais essa campanha que é tão conhecida, mas muitas vezes esquecida. Separamos algumas para você colocar em prática na sua loja: 

Orientações para o autoexame  

Sabia que muitas pessoas não entendem a importância do autoexame?  

Orientar a população, principalmente as mulheres, sobre ele, é fundamental para que elas entendam que é realmente uma forma de prevenir e diagnosticar o câncer de mama precocemente. 

Existem três formas de falar sobre o autoexame dentro da sua loja: 

  • Orientação boca a boca, diretamente no balcão;  
  • Cartaz com ilustrações de como fazer o autoexame; 
  • Chamar um profissional especializado na loja para ajudar, demonstrar e tirar dúvidas.  
Além disso não esqueça de informar sobre a importância de observar as mamas. Vermelhidão, líquido incomum, inchaço e coisas do tipo não são normais, recomende que procure um médico.  

Simbolizando a campanha  

O Outubro Rosa é caracterizado pelo lacinho rosa, por que não o usar como uma forma de demonstrar que sua farmácia está participando dessa campanha também?  

Faça ou encomende esses lacinhos e peça para sua equipe usar junto com o uniforme, mostrando que eles estão ali para ajudar, mas também juntos nessa caminhada. Se possível, distribua-os para os clientes na hora do pagamento das compras, como um lembrete para realizar a mamografia anual.

 Além disso, tentar manter alguma decoração simples falando sobre a campanha pode atrair pessoas que estão por dentro desse assunto e mostrar aos seus clientes que você está de mãos dadas com ele nesse processo. 

Informação nunca é demais  

Informar, relembrar, ajudar e promover essa campanha são fatores que tornam sua farmácia um ponto importante para a população. Panfletos, palestras, auxílio, tudo isso pode ser oferecido de forma simples para mostrar essa campanha e conscientizar a população.  

Explicar os programas de laboratórios  

Um outro ponto para se ficar atento: o câncer de mama é um tratamento contínuo que requer medicamento e quimioterapia ou radioterapia. Você sabe que alguns medicamentos para esse tratamento fazem parte de programas de laboratório e, muitas vezes, está disponível na sua loja para que o cliente ganhe desconto.  

Mas a pergunta que não quer calar: o seu cliente sabe sobre esse desconto e o serviço do laboratório?  

Converse com ele sobre o programa de paciente, explique com calma como ele funciona, o desconto disponível, a plataforma de apoio que a maioria dos programas têm e a possibilidade de ter mais acesso ao tratamento sem precisar desistir. 

Se o paciente já for cadastrado, nunca esqueça de oferecer o desconto a ele, caso ele não seja cadastrado, explique com cautela e paciência para que não fique nenhuma dúvida. 

Aqui, os PBMs são ainda mais importantes, já que o câncer precisa de um tratamento contínuo para que paciente viva bem e melhor.  

E aí, entendeu a importância da sua loja? Espero que essas dicas ajudem você a ajudar cada vez mais pessoas e promover mais saúde para a população. Não deixe de aplicar pelo menos uma dessas dicas e entrar nessa campanha também. 

Todos juntos na luta contra o câncer! ???? 

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.