PBM: benefícios muito além dos descontos

PBM: benefícios muito além dos descontos

Quando você pensa em PBM, ou melhor, Programas de Laboratório, qual é a primeira coisa que vem à sua mente?  

Se você pensou em descontos, não está errado.  

Só quem precisa de um (ou mais) medicamentos de uso contínuo sabe o quanto isso pode pesar no bolso. Por esse motivo, talvez os PBMs (Programa de Benefícios em Medicamentos) sejam mais conhecidos pelos descontos oferecidos em medicamentos, dermocosméticos e outros produtos prescritos pelo Médico. 

Apesar de serem um grande atrativo, os benefícios vão muito além dos descontos, isso se os PBMs forem trabalhados e gerenciados de maneira inteligente.  

Hoje, vamos mostrar alguns deles e já adiantamos que você pode se surpreender! 

Acesso, Adesão e Continuidade do tratamento 

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que o médico pediu para tomar o medicamento por um determinado período, mas decidiu parar antes porque já estava se sentindo melhor? 

Um estudo do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizado em 2019 por meio do Instituto Datafolha, detectou uma modalidade de automedicação a partir de medicamentos prescritos: a pessoa passou pelo profissional da saúde, teve um diagnóstico, recebeu uma receita, mas não usa o medicamento conforme orientado, alterando a dose receitada.  

Esse comportamento foi relatado por 57% dos entrevistados e a principal alteração na posologia foi a redução da dose de pelo menos um dos medicamentos prescritos. 

E adivinhe quais os principais motivos? A sensação de que “o medicamento fez mal” ou de que “a doença já estava controlada” ou, ainda o custo do medicamento - “ele é muito caro”. 

No caso dos tratamentos contínuos, isso pode ser muito perigoso, trazendo riscos para a saúde do paciente e rompendo um ciclo importante para o aumento da sua qualidade de vida.  

Em geral, os programas oferecem aos pacientes vantagens, serviços e benefícios após se cadastrarem, como por exemplo, em sua Farmácia, por meio do Portal da Drogaria, com o objetivo de viabilizar o acesso, aderência e continuidade ao tratamento. 

Conteúdo e informação 

Ao dar acesso aos pacientes ao tratamento por meio dos programas, os Laboratórios entendem melhor o perfil do paciente e conseguem apoiá-los no fornecimento de informações e orientações importantes sobre a doença, o tratamento e, ainda, dar dicas que podem auxiliá-lo numa melhor qualidade de vida, importante tanto para ele, quanto para seus cuidadores. Um paciente diabético pode receber orientações nutricionais, por exemplo, através do site do programa, e-mails ou outros canais de contato. 

Serviços de apoio e conveniência 

Oferecer facilidade e conveniência ao paciente também é uma maneira de contribuir com o acesso. Ao seguir o tratamento com o medicamento participante do programa, em alguns casos, os pacientes podem contar com uma ampla rede de estabelecimentos em todo país, que oferecem serviços e assistência ao paciente, além de conseguirem manter as condições comerciais dentro dos programas. 

Preço diferenciado 

Esse aqui você já sabe de cabeça, né? Mas você já pensou por que os descontos são tão relevantes para os clientes que chegam na sua farmácia? Tratamentos longos e contínuos exigem muito investimento. Em alguns casos, o paciente pode usar o medicamento uma ou mais vezes por dia ou é polimedicado, consumindo, regularmente, 2 ou mais medicamentos combinados para a eficácia do tratamento.  

Com base nisso, os programas buscam oferecer benefícios ou descontos atrelados ao perfil do tratamento. 

Fidelização de clientes 

Os PBMs são verdadeiras ferramentas de relacionamento e fidelização de clientes. O paciente que utiliza os descontos oferecidos pelos programas da indústria realiza um tratamento que exige um uso contínuo do medicamento. Isso quer dizer que esse paciente precisa estar na farmácia todo mês para se reabastecer. 

A pesquisa Gastos dos Brasileiros com Saúde apontou, em 2018, que mais de um quarto da população faz uso de medicamentos contínuos ou periódicos. Entre eles, o gasto médio é de R$ 138,32 por mês, sendo que este valor aumenta para R$ 194,97 entre pessoas acima dos 55 anos de idade.

  Além disso, vender pelo Programa de Laboratório faz com que o cliente passe a comprar em sua Loja de 8 a 11 meses consecutivos em média, fidelizando à sua marca e atraindo novos clientes, aumentando, assim o fluxo no seu ponto de vendas (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria). 

Já imaginou ter clientes como esses visitando a sua loja todo mês? 

Os programas da indústria são uma ferramenta de extrema importância para prestar um atendimento de excelência e garantir que esse paciente volte. Uma vez que a farmácia oferece o desconto do programa que vai, de fato, fazer com que o preço do produto caia, o cliente percebe que ali ele terá acesso às melhores condições e oportunidades e vai ser sempre bem tratado. 

Aumento de vendas 

Muitas vezes, o paciente está acostumado a pagar o preço cheio do medicamento e, provavelmente, já tem esse valor separado para os gastos na farmácia. Por isso, quando ele compra pelo programa e paga mais barato, é muito provável que o restante do dinheiro seja deixado em outros produtos. 

Só para se ter uma ideia, 79% dos Clientes tendem a aumentar o valor de suas compras quando tem um desconto pelo Programa de Laboratório. Com isso, você tem a chance de acrescentar de 3 a 6 produtos a mais na cesta do seu cliente, aumentando, também, o seu Ticket Médio. (Fonte: InterPlayers/Portal da Drogaria). 

Diante do cenário positivo de aumento de vendas e Ticket Médio, cada vez mais, as farmácias estão expandindo as categorias de produtos oferecidos, com sessões de dermocosméticos, autosserviço e produtos de bem-estar. O medicamento do programa pode servir como uma isca para vender essas outras categorias que complementam a cesta e geram mais fluxo na sua farmácia. 

Relevância no mercado 

Quando sua farmácia é selecionada para participar de um programa de pacientes, tenha certeza de que é pela importância e relevância que ela representa, especialmente pelo alto volume de vendas pelos programas, tornando sua loja um grande potencial de bons e novos negócios, além de sua localização e serviços prestados. 

Por isso, ter PBMs na sua farmácia significa ser realmente relevante para os clientes e para as indústrias. Ou seja, quanto mais você tem, maior sua chance de conquistar outros programas, mais clientes e mais vendas. 

Venda mais pelos programas da indústria, acompanhe o seu desempenho aqui no portal do Programa Mais Clientes e continue acompanhando o nosso blog! 

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