Pensando em se arriscar no mundo digital? Confira algumas dicas!

Pensando em se arriscar no mundo digital? Confira algumas dicas!

Já pensou em atrair mais clientes para sua farmácia usando estratégias digitais?

Sem dúvida, o mercado farmacêutico possui particularidades bem marcantes que tornam a divulgação do negócio mais desafiador.

A começar pelo fato de que a publicidade de medicamentos possui uma regulamentação específica com regras e proibições, pois envolve a saúde das pessoas.

Mas isso não quer dizer que você deva descartar o marketing como estratégia para alavancar o seu negócio. Pelo contrário, quando bem empregadas, dentro dos critérios legais e com responsabilidade, as técnicas de marketing podem beneficiar a sua farmácia.

Vale lembrar que o mundo digital é uma ótima forma para você se comunicar com o seu cliente. Não se preocupe! Ao longo desse texto, você vai conferir dicas de como investir no mundo digital.

Por que investir no ambiente digital para sua farmácia?
Apesar de importantes e essenciais, apenas a qualidade no atendimento e bons preços já não são diferenciais nas farmácias. Para quem deseja se destacar em meio ao competitivo mercado farmacêutico, a presença no ambiente digital é fundamental.

Os hábitos dos consumidores têm mudando cada vez mais e, de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% do público busca informações online antes de partir para lojas físicas.

Com as mudanças geradas pela transformação digital, muitos dos clientes das farmácias usam redes sociais, fazem pesquisas e buscam informações sobre saúde e bem-estar antes de comprar o medicamento. Especialmente aqueles que fazem parte de programas de fidelidade da indústria, que são pacientes crônicos e, geralmente, mais assustados e em busca de conhecimento sobre a sua condição.

Por isso, o marketing digital tem atraído diversas farmácias interessadas em alavancar vendas, atrair e fidelizar clientes, além de divulgar seus serviços farmacêuticos.

Por onde começar?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, para o mundo digital, não basta só ter uma página e alguns posts no Facebook/Instagram. Para usar a internet como ferramenta de negócio, é indispensável fazer um planejamento para identificar quais canais e ações são necessárias para atrair o público ideal para você.

Confira algumas perguntas que são essenciais na hora de montar o seu planejamento:

  • Quem é o seu público-alvo? -  Quem são as pessoas que você quer atingir na internet? Faça uma pequena pesquisa sobre quem são as pessoas que já frequentam a sua farmácia. Observe quais são os programas que a sua farmácia atende e quais os perfis dos pacientes que ele contempla. Você que faz parte do Programa Mais Clientes, tem acesso quais os programas que estão ativos na sua farmácia. Com todos os dados do seu público em mãos, é possível traçar um perfil de cliente no qual você quer atingir. Lembre-se que seu público-alvo ajudará você a criar uma estratégia de comunicação mais assertiva;
  • Qual o diferencial do seu negócio? - Quais são os serviços que sua farmácia oferece? Com quais produtos você trabalha? Quais programas você oferece? Você disponibiliza algo que seus concorrentes não têm? Lembre-se que se sua loja não tem um diferencial é necessário criar, pois é muito importante para a divulgação da sua loja e para dar ainda mais visibilidade;
  • Qual é o seu orçamento? - O quanto você está disposto a investir em marketing digital para sua farmácia? Essa resposta é essencial para entender onde, quando e quanto você pode investir em anúncios e publicações pagas na internet.
  • Quais canais você quer investir? - Por último, faça uma seleção dos canais que fazem sentido para sua marca investir. Não escolha todos os canais disponíveis, pois é melhor estar em um menor número de canais e ser mais relevante neles do que estar em todos, mas não dar a devida atenção a nenhuma. Lembre-se de escolher os canais nos quais o seu público-alvo costuma navegar.
Faça o levantamento de todas essas respostas com calma para garantir que o seu planejamento seja o mais assertivo possível.

O que não pode faltar na hora de construir conteúdo para internet
Após fazer o planejamento e traçar estratégias para colocar sua farmácia no ambiente digital é hora de começar a colocar a mão na massa. Em outras palavras, começar a produzir conteúdo para os canais escolhidos.

O segredo para ter sucesso online é oferecer ao seu público uma ótima experiência com os seus canais de comunicação. Ou seja, entregar aquilo do qual ele deseja consumir. Ao suprir as expectativas do seu cliente, o seu negócio tem mais chances de melhorar os serviços oferecidos, as vendas, o processo de fidelização e imagem da sua marca.

Para te ajudar, separamos algumas dicas do que você não pode esquecer na hora de criar conteúdo para os canais digitais.

1.     Aposte em conteúdo de qualidade

Independente dos canais que você escolheu, o primeiro passo para chamar atenção do seu público é produzir conteúdos de qualidade para esses canais.

Para isso, faça da sua plataforma de divulgação um local digital onde os usuários possam se informar sobre os produtos, doenças (principalmente as crônicas) e assuntos do interesse dele, por exemplo, qualidade de vida, bem-estar e dicas para melhorar a rotina dele.

Dessa forma, você conseguirá chamar atenção dos seus clientes quando eles têm a intenção de comprar algo, mas também marcando presença com informações relevantes. Isso faz com que conheçam e se lembrem de sua marca.

2.     Não se esqueça da periodicidade

Sites, blogs e redes sociais desatualizados podem fazer sua audiência perder o interesse. Não caia no esquecimento digital. É preciso manter uma periodicidade de postagens, definir uma frequência de produção de conteúdo, fazer um planejamento e concentrar seus esforços nos canais selecionados.

Dica importante: é possível extrair relatórios com os melhores dias e horários para você postar conteúdos de acordo com o consumo de informações do seu público. Essa pode ser uma boa forma de planejar as suas postagens.

3.     Atente-se as regras

Como você sabe, por estar diretamente relacionado a saúde das pessoas, o mercado farmacêutico possui regras e regulamentações próprias com algumas proibições de publicações.

Por isso, sempre se atente as regras para divulgação de produtos e publicidades. Não esqueça de verificar se os seus conteúdos estão seguindo todas as especificações antes de fazer qualquer postagem.

4.     Não deixe o pós-venda de lado

Não basta só levar clientes para dentro da loja. É crucial fidelizá-los, certo?

Investir em um bom pós-vendas é essencial para a estratégia de marketing online também. Por isso, é fundamental manter uma base de dados dos clientes para entrar em contato e oferecer benefícios e promoções personalizadas em datas importantes.

Além disso, os programas de fidelização da indústria podem ser uma ferramenta essencial para essas estratégias. Você pode saber mais sobre esse assunto no nosso último post.

Faça com que seus clientes se sintam recompensados por terem escolhido a sua marca.

Chegamos ao final desse texto, agora é só você seguir nossas dicas e começar a planejar sua estratégia para inserir sua farmácia no ambiente digital.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando as dicas por aqui ou nas nossas redes sociais e melhore a gestão da sua farmácia!

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