Pontos quentes da farmácia e os programas de pacientes

Pontos quentes da farmácia e os programas de pacientes

Ao investir e melhorar o seu desempenho nos programas de pacientes da indústria, é natural que o fluxo de pacientes aumente muito na sua farmácia e, para tirar o máximo de proveito disso, é preciso adotar estratégias que melhoram a jornada de compra e estimulam, ainda mais, as vendas.

Sua loja está preparada para explorar o aumento de ticket que esses pacientes podem gerar?
Uma boa estratégia é saber identificar e aproveitar os pontos quentes da farmácia, que podem ajudar a impulsionar seus resultados de vendas. Preparamos algumas dicas para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto e aproveitar as oportunidades que os pontos quentes podem gerar!

O que são os “pontos quentes”?
Se você ainda não conhece esse conceito, o primeiro passo é saber identificar essas zonas popularmente chamadas de pontos quentes da sua loja. Os pontos quentes são as áreas da sua farmácia que mais chamam atenção dos compradores, recebendo mais visitas e com alto fluxo de consumidores.

É muito importante para a sua estratégia que você saiba mapear o fluxo dos seus clientes dentro de sua loja para entender qual caminho ele percorre durante a jornada de compra e, assim, identificar quais são os pontos que mais estão recebendo visitas no seu PDV.

Exemplos práticos
Imagine que a sua farmácia vende muitos produtos para diabetes. Vale observar o comportamento desse paciente para entender o que ele precisa. Por exemplo, é comum que pessoas com diabetes se interessem por itens como alimentos diet, insulinas, aplicadores, lancetas etc. Outro exemplo é o caso dos pacientes com asma, que podem precisar, além do medicamento indicado, inaladores, nebulizadores, soluções orais para nebulização etc.

Todos esses produtos podem complementar a compra do medicamento via programa e aumentar o seu ticket médio. Ao perceber esse comportamento, você pode deixar esses produtos em destaque nos pontos quentes, preparando-os de acordo com os perfis de pacientes que mais frequentam a sua farmácia.

Confira algumas dicas e comece a explorar os pontos quentes da sua farmácia para vender mais pelos programas de fidelização da indústria!

  • Novas vendas Os programas das indústrias geram tráfego e trazem novos consumidores para as farmácias. Ao pensar nesse paciente, lembre-se que ele é um shopper e pode acabar levando mais itens, ampliando ticket médio.
  • Ofereça serviços Algumas farmácias têm investido bastantes nesse conceito, adaptando suas lojas para a prestação de serviços de apoio e assistência farmacêutica. Enquanto o cliente aguarda para ser atendido, explore ofertas, promoções, divulgação institucional da farmácia, entre outros.
  • Vendas associadas O balcão é um grande ponto de contato com pacientes portadores de doenças crônicas. Portanto, torna-se um ponto quente muito importante. Quando a farmácia recebe um alto fluxo desse público, é importante analisar quais produtos podem estar próximos a essa zona, como comentamos nos exemplos que citamos acima.
Identificando os pontos quentes da sua farmácia, você poderá otimizar o seu espaço e traçar estratégias para aumentar o seu ticket médio e fidelizar mais clientes.  Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, é só colocar as nossas dicas em prática e aquecer suas vendas!

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