Portal da Drogaria traz serviço de capacitação para farmácias independentes
Apesar da grande expansão do número de redes de drogarias no país, as farmácias independentes representam a uma parcela expressiva e importante nesse cenário e lutam para sobreviver em meio a forte competitividade no setor.
Entendendo as dores do varejo indireto e a oportunidade de utilizar os programas da indústria como um recurso para ajudá-los a melhorar seus negócios, o Portal da Drogaria criou o Programa Mais Clientes em meados de 2019.
O Mais Clientes é um programa de excelência no desenvolvimento para o varejo farma que oferece diversos serviços para auxiliar o aperfeiçoamento das diferentes vertentes do varejo farmacêutico, especialmente no canal indireto que atua fortemente nos programas de pacientes e de fidelização do mercado.
Oferecendo capacitação, orientações, suporte operacional, clube de benefícios, indicadores sobre os programas de fidelização, de mercado. O Programa Mais Clientes já atende mais de 7 mil farmácias no Brasil e deve atingir ainda esse mês a marca de 10 mil farmácia participantes.
Para saber mais sobre o programa e entender todos os benefícios que ele oferece, batemos um papo com Gustavo Pires, gerente de soluções responsável pelo programa.
Qual é o cenário dos programas da indústria hoje?
Os programas da indústria são uma estratégia importantíssima para proteger a marca, valorizar a geração de demanda e aumentar o ciclo de vida do produto. Os programas são uma ferramenta que garante para a indústria que o produto chegue corretamente no paciente, que terá acesso ao tratamento completo a um preço justo, igual em todos os lugares.
Apesar de o Portal da Drogaria ter quase 40 mil farmácias aptas a vender pelos programas, hoje, a grande maioria dessas vendas está concentrada em um grupo muito pequeno. O canal indireto ainda tem uma participação muito baixa nos programas da indústria disponíveis no mercado.
Esse grupo menor entendeu os ganhos e aprendeu a trabalhar com muita habilidade as oportunidades que o Portal oferece. Assim acabaram ganhando mais margem, competitividade e fidelizando mais pacientes do que o varejo independente.
Quais são as vantagens que os programas da indústria oferecem?
Na verdade, todo mundo acaba ganhando dentro desse processo. A indústria ganha porque ela consegue que o paciente permaneça no tratamento por mais tempo, sua marca é mais lembrada e ela preenche a missão de cuidar das pessoas. O paciente ganha à medida que tem acesso a conteúdo, descontos, lembretes de tomar o comprimido e diversos serviços que oferecem um melhor acesso e utilização das ferramentas para a saúde e bem-estar dele. E para o varejo também é importante porque oferece mais descontos e ajuda a atender melhor os clientes, aumentando as suas vendas e consumidores fiéis.
Qual a principal dificuldade do varejo independente com relação à participação nesses programas?
A grande dificuldade do varejo independente é estar disperso. São muitas farmácias com um interlocutor diferente em cada uma. Isso encarece, dificulta e faz com que o relacionamento com a indústria seja muito mais distante. Uma vez que isso acontece, as novidades com relação aos programas acabam não chegando até ele.
Existe uma carência de informação, treinamento e de liberação de programas para o varejo independente. Mesmo que essa farmácia esteja cadastrada no Portal da Drogaria, muitas vezes ela não tem conhecimento dos programas que participa e das novidades do mercado.
Além disso ainda existe um estigma dentro do canal indireto de que o programa não vale a pena. O conhecimento sobre as margens ainda é baixo e a visão da fidelização e do lucro a longo prazo que ele pode trazer ainda é pouco difundida.
O dia a dia do farmacista independente é muito puxado. Ele tem que tocar as vendas, estar atento a questões regulatórias e, muitas vezes, não sobra tempo para fazer a gestão completa da farmácia, entender ticket, qualidade de atendimento, fazer gerenciamento de categoria. O programa de pacientes é uma ferramenta poderosa para isso.
Como surgiu o Programa Mais Clientes e com que objetivo?
Durante algumas pesquisas e estudos a gente percebeu que as vendas do Portal da Drogaria ficavam concentradas nas grandes redes. Então nós fomos entender a causa disso e descobrimos todas essas dificuldades.
O Programa Mais Clientes vem para preencher essa lacuna e para tornar a farmácia capacitada para aumentar suas vendas, melhorar seus negócios, atender melhor os seus consumidores e aumentar a fidelização de clientes.
Nós vamos pegar essas farmácias que têm dúvidas ou que não conhecem o potencial de crescimento que existe dentro dos programas de pacientes e ensiná-las sobre tudo isso. Treiná-la e torná-la capacitada para fazer um atendimento de excelência para o consumidor.
No final do dia, o objetivo do programa é fazer com que a farmácia esteja pronta para vender mais, atender melhor o paciente, perpetuar e crescer seus negócios.
Qual é o perfil da farmácia e do público que serão alvo do Programa Mais Clientes?
O público-alvo é quem entende que precisa melhorar seus resultados, atendimento e fidelização de consumidores.
Se você é uma farmácia, acha que você precisa melhorar e quer um caminho para isso, você é um cliente do Programa Mais Clientes. A ideia é trabalhar com as farmácias que estão na base da pirâmide, onde o acesso é difícil. A gente chega em farmácias que ninguém chega por vias convencionais.
Como o Programa Mais Clientes pode beneficiar o varejo farmacêutico?
O Programa Mais Clientes começou como um programa de capacitação e engajamento para as farmácias melhorarem os negócios.
Para isso, criamos pilares simples. No campo operacional, a farmácia precisava estar apta para utilizar o Portal da Drogaria. O dono e todo o time precisam saber utilizar o portal para fazer as vendas, consultar transações, cadastrar pacientes, etc. Então nós vamos ajudar nessa parte mais técnica de instalação, liberação e também da utilização pelo balconista para fazer uma venda.
Também temos o pilar comercial. O Programa Mais Clientes busca a liberação de novos programas junto a indústria e ajuda a otimizar os programas que as farmácias já possuem. Muitas vezes elas participam de dez programas, mas só vendem por dois porque não têm conhecimento. Assim, acabam perdendo vendas e clientes.
O terceiro pilar é de gestão. Não adianta eu vender e saber usar a plataforma se eu não sei como eu estou posicionado no mercado, quantas vendas eu faço, em quais programas eu estou caindo, em quais eu estou subindo e quais as novidades do mercado. Por isso, vamos oferecer treinamentos, relatórios personalizados e comparativos. E essa análise vai além de números. O Programa Mais Clientes vai trazer orientação de acordo com a sua realidade.
Se você for mal, nós vamos explicar a causa e te direcionar para uma prática que pode melhorar. Se você for bem, vamos mostrar qual a melhor maneira de se manter no topo.
É uma gama de serviços para que a farmácia cresça e tenha capacidade de competir de igual para igual com qualquer outra farmácia.
Hoje o programa cresceu e, ao longo do tempo, ele foi se transformando em um programa omnichannel, que atende as diferentes vertentes do varejo farmacêutico.
Deixou de oferecer apenas treinamento e capacitação para os programas da indústria e passou a oferecer:
- Acesso aos Programas;
- Suporte e Apoio;
- Inovação;
- Benefícios;
- Conteúdo para gestores, farmacêuticos e colaboradores;
- Treinamento;
- Experiencia do Usuário;
- Preço ou Taxa;
- Entendimento da Oferta
Qual é a importância de uma iniciativa como essa para o mercado?
É de suma importância não só para o varejo independente, mas para todos os stakeholders: indústria, distribuidor, paciente e para farmácia.
A ideia é democratizar e dar mais oportunidade para todo mundo. Isso gera mais vendas, mais clientes satisfeitos e mais relevância para os programas no mercado nacional.
Para a indústria essa é mais uma maneira de afirmar a estratégia de cuidar do paciente e buscar com que ele continue o tratamento.
Para o varejo, também é mais uma maneira de melhorar o atendimento a esse paciente. E isso vai de encontro com o que os grandes fóruns de saúde estão discutindo, além de estar ajudando uma parcela do mercado que ainda é muito carente de informação e capacitação. Então é um start de um processo que beneficia toda a cadeia.
Há uma expectativa de crescimento nos próximos meses?
Hoje atendemos 7 mil farmácias e ainda esse mês, devemos atingir a marca de 10 mil farmácias. A ideia é trabalhar com todas as farmácias que queiram melhorar os seus negócios. Onde tem uma farmácia, existe uma oportunidade.
E uma farmácia que não está no Portal da Drogaria qual é o processo para entrar no programa?
No site do Portal da Drogaria tem um botão para se inscrever, você clica, abre uma requisição. Nosso time de consultores vai entrar em contato com a farmácia e a gente vai fazer com que a sua farmácia entre no programa o mais rápido.



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