Prepare a farmácia para o verão
O verão está chegando você já preparou sua farmácia?
O verão é uma das estações mais esperadas do ano, entre os principais motivos, é o fato de sempre cair em época de férias.
Para muitas pessoas essa é a estação perfeita para curtir muito, seja pegando sol na praia ou piscina, fazendo atividades ou passeios ao ar livre. É também nessa época do ano que os consumidores estão mais dispostos a cuidar tanto da saúde quanto da beleza.
Por isso, separamos algumas dicas de como você pode preparar a sua farmácia para a chegada do verão.
Fique atento ao seu mix de produtos
É no verão que as pessoas tendem a expor mais o corpo e se preocupam com a beleza e cuidados com a pele, cabelos e a boa forma consumindo itens relacionados a beleza. Mas não são somente esses produtos que fazem sucesso com os consumidores.Nessa época do ano é comum as pessoas viajarem e entre as principais preocupações antes da viagem são os medicamentos de uso crônico, afinal os pacientes não querem correr o risco de chegar no seu destino e não ter onde comprar o seu remédio. Por isso, muitas pessoas buscam antecipar a compra desses medicamentos.
Sendo assim, verifique as regras de compra do programa para orientar os seus clientes, pois é muito comum existirem regras de descontos maiores para compras de 2 ou 3 caixas. Você não vai querer perder essa oportunidade de venda, não é mesmo?
Lembre-se de abastecer o seu estoque com produtos do programa, para não correr o risco de perder vendas importantes para sua farmácia.
Vale lembrar, que os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), como analgésicos, antitérmicos, ou aquelas para náuseas, vômitos, diarreias e resfriados também são muito procurados no verão.
Por isso, é importante ter um mix de produtos diversificados, e abusar das pontas de gôndolas, dos cestos promocionais, da sua área de balcão e medicamento e checkout pra atrair o seu público para estes itens.
A sazonalidade também é uma oportunidade de fazer vendas agregadas e atrair público para os programas de apoio ao paciente.
Nova Clientela
Já falamos das pessoas que procuram antecipam suas compras, mas não podemos esquecer das eventualidades. É nessa hora que pode surgir uma nova clientela.
Algumas regiões podem receber um grande fluxo de população flutuante no período de festas e férias. Isso quer dizer que a procura por alguns produtos podem crescer nessas regiões.
Lembre-se de expor banners e/ou cartazes e treinar a sua equipe para ter certeza de que os clientes serão informados de que a sua farmácia participa dos principais programas de fidelização da indústria e que está pronta para atendê-los.
Fique atento a curva de reposição para não deixar faltar aqueles produtos que costumam ter uma alta procura nessa época do ano.
Vendas agregadas
Para falar do verão ou de sazonalidades não podemos esquecer de citar as vendas agregadas, pois essa é a melhor época para fazer esse tipo de venda.
Sua loja precisa se comunicar com o seu cliente. Ele precisa perceber, que dentro do seu ponto de venda, o verão chegou e que sua loja é o melhor lugar para ele se preparar para a viagem e os momentos de lazer da temporada.
Por isso, é importante despertar o interesse do seu cliente oferecendo preços atrativos, boas soluções, promoções, brindes e exposição correta.
Protetores solares, labiais e pós sol, bronzeadores, hidratantes corporais, entre outros produtos procurados para a temporada merecem destaque.
Mas, o mais importante é saber fazer as vendas agregadas, pois se você recebe muitos pacientes dos programas em sua loja, é essencial oferecer produtos que ele possa necessitar para sua viagem.
Mas lembre-se, fazer vendas agregadas, não é empurrar o produto para o seu cliente, é entendê-lo e ofertar apenas o que for de sua necessidade.
Pronto chegamos ao final desse texto e agora é só preparar sua farmácia para a chegado do verão.
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