Receitas digitais: saiba como utilizar na sua farmácia

Receitas digitais: saiba como utilizar na sua farmácia

Já faz alguns meses que a nova legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a aceitar receitas com certificações digitais, mas algumas farmácias ainda possuem dúvidas de como funciona o processo desse novo modelo. Sendo assim, preparamos esse material bem informativo para vocês. Confira!

A receita digital é uma prescrição médica virtual que pode ser enviada em arquivo PDF aos pacientes e às farmácias, visando facilitar a telemedicina ou atendimento médico on-line, tipo de consulta que passou a ser bastante utilizado devido à pandemia.

Como é o processo?

Após a consulta médica online, a receita digital é encaminhada para o destinatário de e-mail ou celular do paciente. Isso depende do tipo de informação de contato que o paciente disponibilizar ao médico e do aplicativo que é utilizado para gerar o documento.

O documento é 100% digital e não precisa de impressão nenhuma. Os receituários digitais devem atender a legislação sanitária e aos requisitos de controle estabelecidos pelas Portarias SVS/MS 344/1998 e 6/1999.

Fique atento

A receita digital, obrigatoriamente, deve conter o certificado do ICP-Brasil, o médico é o responsável por inserir essa informação. O certificado do ICP-Brasil garante que o documento é original e válido.

As farmácias e drogarias que quiserem aderir esse novo modelo precisam buscar algum recurso que possibilitem o acesso a receita original digital e, assim, considerarem o documento válido.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog do Mais Clientes e siga as nossas redes sociais!

 

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.