Telemedicina nas farmácias
A gente já sabe que a tecnologia tem ganhado muito espaço no varejo farmacêutico e a tendência é que isso só aumente com o passar do tempo.
Recentemente, no dia 25 de abril, foi aprovada a proposta que determina a atuação da telemedicina ou telessaúde nas farmácias. Uma super tendência para o futuro, mas que ainda está sob aprovação Congresso Nacional.
Enquanto a gente aguarda essa decisão, vamos falar um pouco sobre telemedicina?
O que é Telemedicina?
A telemedicina é uma modalidade diferente de consulta, voltada totalmente ao digital, tanto durante o processo de análise do paciente quanto na entrega dos exames, servindo de apoio para a medicina tradicional.Durante a pandemia do Covid-19, essa nova forma de atendimento ainda era uma pauta muito discutida na área médica, mas foi somente no período de necessidade do isolamento social que a nova modalidade de consulta ganhou popularidade e importância na área da saúde.
Nesse período, o país passou por diversas mudanças por conta do cenário de alcance do vírus e, ao mesmo tempo, as condições impostas pela doença serviram para acelerar alguns serviços trazendo novas possibilidades, principalmente no campo tecnológico.
Telemedicina no varejo farma
Agora, com o avanço dessas consultas, a telemedicina poderá ser inserida como um serviço disponibilizado nas farmácias para garantir ainda mais o bem-estar dos clientes e pacientes.A farmácia que decidir incorporar esse serviço, realizará parcerias com redes hospitalares, operadoras de planos de saúde ou com consultórios clínicos que prestará esse tipo de consulta de forma conveniada com o estabelecimento.
Através de tótens disponibilizados nas lojas e PDVs, os farmacêuticos fariam a aplicação de exames básicos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia, e até consultas assistidas com apoio de médicos de maneira mais simplificada, tornando o atendimento mais ágil e completo.
Vantagens da telemedicina
Assim como as diversas tecnologias que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano, a telemedicina veio para contribuir e auxiliar o processo de consultas, trazendo mais agilidade e conforto no contato com o profissional da saúde, possibilitando a entrega de cuidados médicos a mais localidades e com custos menores.Podemos destacar algumas das vantagens da telemedicina:
- Garante mais praticidade no dia a dia dos pacientes, aumentando seu bem-estar e sua qualidade de vida;
- Facilita a troca de informações entre os serviços de saúde e um acompanhamento mais personalizado;
- Diminui o deslocamento de pacientes a hospitais e grandes centros urbanos, facilitando o acesso e trazendo praticidade no dia a dia;
- Facilita a realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde.
O projeto de lei que permite a aplicação da telemedicina em farmácia está em fase final e os parlamentares defendem que o objetivo da lei seria “ampliar o acesso, aumentar a qualidade e reduzir o custo dos serviços de saúde no Brasil”.
Pode ficar tranquilo que, quando tivermos novidades sobre esse assunto, vamos trazer mais informações para você. Acompanhe, também, nossas redes sociais e não perca mais nada!



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.