Tendências 2020 para o varejo farmacêutico
De acordo com dados da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro alcançou vendas de R$ 215,6 bilhões em 2019. Foi um avanço próximo a 10%, o melhor dos últimos cinco anos em termos de crescimento real. E a tendência é que 2020 seja ainda melhor!
Isso quer dizer que será um ano de muitas oportunidades. Por isso, o Programa Mais Clientes traz as principais tendências do varejo farmacêutico para você ficar atento e se preparar para bombar de vendas em 2020!
Expansão de portfólio
As farmácias têm se tornado, cada vez mais, um local de tratamento de doenças e busca de saúde e bem-estar. O consumidor quer conveniência. Isso quer dizer que se a sua loja oferece um item de higiene que ele precisa além do medicamento que ele procura, pode ser que a cesta dele seja maior e você tenha mais lucro.
Por isso, expandir o seu portfólio, principalmente em itens de higiene e beleza, linha infantil e conveniência, deve impulsionar o crescimento nas vendas da sua loja.
Investir em medicamentos de uso crônico
O panorama traçado pela IQVIA mostra que a expectativa para 2020 é de 29,8 milhões de habitantes acima de 60 anos. A partir dos 65 anos, as pessoas manifestam cerca de quatro doenças crônicas e esse número tende a aumentar com o avanço da idade.
Além disso, boa parte das pessoas nessa fase da vida toma mais de cinco medicamentos por dia. Por isso, investir em um estoque de medicamentos de uso crônico e conquistar esse paciente pode fazer muita diferença no faturamento mensal da sua farmácia.
Já demos algumas dicas aqui no blog sobre como fidelizar esse paciente e garantir que ele volte mais vezes à sua loja.
Autocuidado em alta
O comportamento dos brasileiros com relação ao autocuidado está evoluindo. Isso quer dizer que o consumidor está mais exigente, interessado em como os produtos são produzidos, gosta de produtos mais naturais e tem o foco em prevenção.
Produtos dermocosméticos, por exemplo, se encaixam muito bem nesse cenário. Reforçando ainda mais essa tendência, a importância dos não medicamentos na cesta vem aumentando significativamente quando olhamos para vendas totais.
Tecnologia
Sim, a tecnologia também chega no varejo farmacêutico. Inclusive, já falamos sobre transformação digital na farmácia aqui no blog. Seja na forma de comunicações omnichannel (em diversos canais de comunicação com o cliente), inteligência artificial, e-commerce ou automatização dos processos, essa é uma tendência que já veio forte no ano passado e ganha cada vez mais força. Vale a pena ficar atento!
Aproveite essas tendências para fazer a sua farmácia crescer e conquistar mais clientes em 2020. Vale também continuar acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma dica ou novidade valiosa, preparada especialmente para você.



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.