Transformação digital nas farmácias e drogarias
Quando falamos em transformação digital na sua farmácia, o quem vem na sua cabeça? Se você está imaginando um futuro distante em que a sua loja seria digna de um filme de ficção científica, é hora de mudar a sua concepção.
A transformação digital no mercado do varejo farmacêutico está acontecendo exatamente neste momento. O mundo está em constante transformação digital e, assim como os outros setores, as farmácias precisam se reinventar conforme a tecnologia avança.
Fechar os olhos para essa nova realidade pode ser arriscado. A presença da transformação digital está tão evidente que várias indústrias e companhias do setor farmacêutico enxergam esse movimento como desafio para implementar uma cultura de inovação.
Em uma pesquisa sobre o mercado digital realizada pela Deloitte, em parceria com o MIT, 58% das empresas afirmaram que o digital é uma prioridade da alta gerência.
Um novo consumidor
Toda essa transformação do mercado também gerou uma mudança de comportamento do consumidor, que está mais exigente, impaciente e tem muito mais conhecimento sobre produtos, o que gera um poder de escolha maior e aumenta as expectativas sobre o varejo. Ou seja, sobre a sua loja.
Por isso, focar na experiência e no relacionamento com o cliente é tão importante. A jornada do consumidor deve ser construída com informações. Nesse sentido, usar os dados disponíveis para conhecê-lo e atendê-lo melhor é um dos principais diferenciais.
Você pode estar se perguntando: para que eu quero conhecer o meu cliente tão bem? Como isso pode me ajudar?
Ter mais informações das pessoas que frequentam a sua loja permite que seja criada uma relação mais próxima e que se realizem ações que podem contribuir (e muito!) para as vendas. Por exemplo, é possível lembrá-lo de comprar um medicamento de uso contínuo ou até mesmo oferecer promoções e descontos especiais de acordo com o perfil dele.
Aos poucos, o varejo brasileiro já está se adaptando a essa nova realidade e buscando transformar a experiência do consumidor dentro da farmácia.
Não existe uma fórmula de sucesso que se encaixe para todos. Por isso fique de olho nessa tendência e entenda quais são as possibilidades e ações que realmente podem fazer a diferença na sua loja e ajudá-lo a ter um negócio mais bem-sucedido.



Comentários
Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!
Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.