Venda produtos de alta rentabilidade e melhore seus resultados

Venda produtos de alta rentabilidade e melhore seus resultados

Atualmente, melhorar a rentabilidade da sua loja é uma necessidade importante para a estratégia no setor farmacêutico. Apesar disso, é muito importante que você não deixe a experiência de compra do seu cliente de lado.  

Você já sabe que investir em mix de produtos, atendimento, estrutura da loja, promoções e, principalmente, capacitação da sua equipe são coisas que influenciam vários pontos positivos, mas a rentabilidade da sua loja vai muito além desses fatores.  

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, 56% dos clientes valorizam a boa disposição de produtos, 53% gostam de um serviço mais rápido no caixa e 39% querem um amplo espaço de circulação.  

Viu só como a aparência da loja e o atendimento são importantes? São fatores que tornam a sua loja a primeira opção do cliente.  

A arte de vender e encantar pessoas é um desafio diário que, com treinamento, fica muito mais fácil de fazer dar certo.  

Produtos que aumentam a rentabilidade da sua loja   
Para ajudar na rentabilidade da sua loja, uma das opções viáveis é o investimento em produtos de maior valor agregado. Mesmo sendo desafiador vender produtos mais caros, a margem de rentabilidade é maior e vale a pena o investimento, viu?  

Segundo o site da Anvisa, os analgésicos são um dos medicamentos mais vendidos nas farmácias. Por isso, esse também é um investimento importante, mesmo ele sendo um produto mais barato.  

Já os medicamentos para diabetes podem representar uma margem maior de renda na sua loja, principalmente se estiverem dentro de um programa de indústria, não o genérico.  

Os antidepressivos também têm rentabilidade, em reais, superior a 13% quando comparado com os medicamentos genéricos. Por isso, sua loja deve continuar investindo em medicamento de referência e aproveitando os benefícios que os PBMs têm a oferecer.  

A venda de suplementos nas farmácias faz parte de uma fatia de 41% do mercado e, atualmente, o farmacêutico já pode fazer a indicação de suplementos alimentares para o cliente.  

Boa gestão financeira  

Sua receita é mais uma coisinha que te ajuda a entender se sua loja é rentável ou não. A gestão financeira deve ser registrada, de preferência, com uma mãozinha da tecnologia para poder agilizar esse trabalho. De onde vem a renda? De quais produtos? O que está vendendo mais? Qual a melhor época? Quanto cada um está vendendo?  

Tudo isso precisa estar na sua gestão financeira. ?? 

Além disso, o fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e ticket médio também devem ser acompanhados, só assim você consegue ter certeza de como andam as suas vendas e qual é a renda da sua loja.  

Preço dos produtos  

As promoções não se resumem apenas ao preço do produto, elas podem ser uma ferramenta para renda da loja. Promoções bem-feitas podem aumentar o fluxo de clientes e, automaticamente, de vendas dentro da sua loja. Além de ser uma ótima opção para aumentar o giro de produtos com pouca saída.  

Mais um ponto: desconto dos PBMs. Divulgá-los em sua loja deve ser uma das formas de rentabilidade. Quando o paciente compra pelo programa, todo mundo sai ganhando. Isso porque o produto sai mais barato para o cliente, mas pra você ele ainda gera o mesmo lucro, mesmo que seja um produto mais caro.  

Fidelidade do cliente  

A fidelização do cliente é muito importante, não apenas para manter vendas, mas porque ele confia na sua loja e confia no seu trabalho. Sempre que ele precisar de um produto, seja um medicamento ou não, que sua loja tenha, ele não pensará duas vezes para ir até ela.  

Além disso, a manutenção de um cliente fiel é mais barata do que adquirir novos clientes. Outro fator importante é que, normalmente, os clientes fiéis voltam a comprar com PBMs e aproveitam as promoções da sua loja, trazendo mais rentabilidade para você 

São várias as maneiras de ser uma loja mais rentável, você só precisa testar e ver o que se encaixa melhor na sua. Sem testes, é impossível entender o que funciona, o que satisfaz o cliente e, ao mesmo tempo, traz benefícios para você!    

Referências:   https://convibra.org/congresso/res/uploads/pdf/2013_81_7184.pdf  

Comentários

Ainda não há comentários neste artigo. Seja o primeiro!

Somente usuários logados podem postar comentários. Entre agora.