Vendas digitais são tendência para 2022 no varejo farma: confira as dicas!

Vendas digitais são tendência para 2022 no varejo farma: confira as dicas!

Você já deve estar cansado de saber que a pandemia mudou drasticamente o comportamento do consumidor. Isso já nem é mais uma novidade.

Mas você já viu essas mudanças em números?

Segundo o levantamento da Neotrust, as vendas de remédios pela internet apresentaram aumento de, aproximadamente, 87% em 2021. Já nas vendas gerais do segmento de saúde, o aumento do faturamento foi de 60%.

No comparativo entre 2020 e 2019, o crescimento das vendas dos remédios online chegou a bater 102%, enquanto no segmento geral da saúde o crescimento foi de 85,4%.

Os números só reforçam a mudança dos hábitos de consumo da população brasileira.

Mais pedidos online, significa o crescimento do desejo de receber os produtos em casa, mas se você -ainda - não tem um e-commerce, não precisa se desesperar. Afinal, apesar do boom das vendas online ter acontecido recentemente, o delivery não é novidade para ninguém – quem nunca pediu uma pizza em casa usando o telefone?

E se a sua farmácia ainda não trabalha com esse tipo de delivery, talvez esteja na hora de avaliar se vale a pena investir nessa tendência.

Por que investir no delivery na sua farmácia?

Muitas farmácias já investiram no delivery para aumentar as vendas e atrair mais clientes. Você tem interesse, mas está na dúvida? Confira alguns dos motivos que estão levando as farmácias a adotarem o delivery:

  • Mais facilidade para atrair clientes;
  • Mais praticidade com softwares para farmácia e sistemas de vendas;
  • Novas tendências de atendimento ao cliente;
  • Mais facilidade no trabalho de marketing para farmácias;
  • Novos canais de contato e formas de entrega.
Decidiu que investir no delivery é uma boa opção, mas não sabe por onde começar? Então confira as dicas!  

7 dicas para implantar o delivery em sua farmácia

 

1.Faça um planejamento de tudo

O primeiro passo para adotar o serviço de delivery na sua farmácia é planejar bem como tudo vai funcionar. Para isso, é muito importante avaliar o seu público-alvo.

Não tem como tomar qualquer decisão sem antes entender seu próprio cliente.  Pergunte-se, meu público é o tipo de consumidor que vem até a farmácia ou eles utilizam smartphone e a internet para fazer compras?

Também é muito importante definir quanto você terá para investir na implantação e divulgação do serviço.

  • Vai terceirizar?
  • Vai cobrar taxa de entrega?
  • Vai precisar de algum sistema para oferecer esse serviço?
  • Você tem estoque para esse tipo de atendimento?
Essas são algumas perguntas que você deve fazer no momento do planejamento. Lembre-se tudo isso deve ser considerado e orçado.

2. Atenção especial ao estoque

Uma vez que você anuncia que a sua farmácia começou a oferecer o serviço de entrega, naturalmente, os pedidos vão começar a chegar.

Certamente você vai vender mais, por isso, você precisa previamente preparar o seu estoque para não ter problemas na entrega logo no início.

3.Faça o gerenciamento do atendimento

Um serviço de delivery é muito mais que apenas atender o telefone, anotar o pedido e acionar um motoboy.

Em muitos casos, a demanda pode aumentar de forma expressiva e exigir que a farmácia tenha mais de uma linha ou canal de comunicação para atender a demanda.

Por isso, é importante sempre ficar de olho e organizar o gerenciamento do atendimento, fiscalizar as necessidades para que a operação funcione sempre 100%.

Lembre-se que você também precisa de profissionais preparados para atender os clientes com qualidade e simpatia mesmo por telefone.

4.Comece pequeno

Um dos principais equívocos quando falamos em delivery é pensar que precisa de muita coisa para começar, mas calma, não é bem assim. Você pode começar pequeno e gradualmente ir crescendo conforme o aumento da demanda.

Você também pode começar limitando os horários de atendimento por delivery e as regiões atendidas.

5.Organize as entregas e rotas.

Ainda pensando em otimizar a sua operação, uma das formas de viabilizar o delivery é planejar as rotas e organizar as entregas. Imagine que se um motoboy fizer cinco entregas durante o mesmo percurso, certamente você estará economizando combustível e recebendo cinco taxas de uma só vez.

Viu só, essa é uma forma de economizar dinheiro e otimizar toda a operação do delivery.

6.Ofereça diversas formas de pagamento.

Essa é uma das dicas mais valiosas no delivery. Uma farmácia que aceita cartão de crédito, débito, vale convênio, dinheiro e PIX, certamente estará no topo das preferências dos clientes.

Por isso, pense em abrir o leque de possibilidades das formas de pagamento.

7.Divulgue o seu serviço de delivery

Por último, mas não menos importante, está a divulgação. Não adianta ter um ótimo serviço de delivery se ninguém souber que você oferece. Invista em divulgação! Além da divulgação boca a boca na loja utilize as mídias sociais para atingir novos públicos.

Com todas essas dicas, vai ficar muito mais fácil implantar o delivery na sua farmácia. Bom delivery e sucesso!  

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