Você já ouviu falar em omnichannel?

Você já ouviu falar em omnichannel?

 Omnichannel é uma estratégia utilizada no varejo que interliga de forma simultânea diferentes canais de comunicação, tais como: loja física, site e aplicativo. O objetivo dessa estratégia é estreitar a relação entre o online e offline, proporcionando uma melhor experiência aos clientes.

Você deve estar se perguntando, como essa estratégia pode me ajudar a melhorar a experiência do meu cliente?

Não é novidade que a transformação digital mudou os hábitos do consumidor. Hoje, não basta mais ser o maior fabricante de um produto ou ter uma das lojas mais conhecidas da região.  Os consumidores estão mais exigentes e querem mais comodidade.

Oferecer canais online para compras e relacionamento com o cliente não é mais uma novidade, mas um requisito para as lojas que querem continuar sobrevivendo, podendo também ser adotado como um diferencial para que seu negócio possa se destacar frente a concorrência.

A estratégia omnichannel é tanto uma inovação quanto uma forma de resposta imediata a demanda dos seus clientes. Ela proporciona uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras, transformando o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática.

Mas essa estratégia não busca somente integrar lojas online e físicas. O objetivo é explorar e descobrir novas oportunidades que o mundo digital pode proporcionar. Alguns dos canais mais utilizados pela estratégia são:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagens.

Todos os canais citados são uma forma de atender melhor e mais rapidamente o seu público, seja por meio de informação direta sobre o produto ou por meio de uma conscientização e educação sobre os cuidados com a saúde.

Por isso, as farmácias precisam se preparar para essa nova tendência, uma vez que, cada dia mais clientes estão buscando por novos canais para descobrir, recomendar e até trocar experiências com outros usuários.   

Benefícios da estratégia omnichannel para as farmácias

Vimos até aqui que o foco da estratégia omnichannel é no cliente e na experiência da jornada de compra. Agora, quero te mostrar que investir nessa estratégia irá lhe trazer alguns benefícios


que você provavelmente deseja:

  • Os seus clientes terão vontade de retornar à loja física ou digital;
  • O consumidor estará satisfeito, portanto, mais propenso a comprar;
  • Segundo pesquisas, usuários omnichannel tendem a gastar seis vezes mais do que os comuns;
  • Sua marca terá uma imagem mais positiva.
 
Omnichannel é para a minha farmácia?
Um dos principais equívocos sobre a estratégia omnichannel é acreditar que ela só funciona em grandes redes de farmácias.

As facilidades proporcionadas pelos meios digitais, principalmente a mobilidade oferecida pelos celulares, permitem que pequenas redes e farmácias também utilizem dessa estratégia.

Em redes pequenas e com estruturas menores é possível antecipar a demanda dos clientes, e, por meio da regionalização, aproximar e atendê-los de forma melhor, seja em lojas físicas ou utilizando canais online.

Outro ponto positivo é a proximidade entre o vendedor e os clientes. Todo relacionamento é cultivado com um pouco de intimidade. Essa proximidade dos vendedores facilita o entendimento das necessidades de cada cliente. Dessa forma, auxilia no entendimento da jornada de compra, facilita a adoção do delivery no comércio do bairro, além de fortalecer o relacionamento aumentando as chances de fidelização.

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